Ramon O’Callaghan é o novo dean da Porto Business School

Eleito pelo conselho geral e de supervisão, o novo presidente directivo iniciou este mês um mandato de quatro anos, sucedendo a Nuno de Sousa Pereira.

Ramon O’Callaghan é o novo presidente da direcção da Porto Business School. O novo dean conta com uma vasta experiência em cargos de direcção de escolas de negócios na Europa e Ásia Central. No passado, foi dean de TIAS Business School, na Universidade de Tilburg, na Holanda, da Deusto Business School, na Espanha, e mais recentemente da Nazarbayev University Graduate School of Business, no Cazaquistão – um projecto desenvolvido em colaboração estratégica com a Duke University, nos EUA.

Enquanto docente, leccionou nas áreas de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação, em programas de formação para executivos desenvolvidos pelo INSEAD, London Business School, MIT Sloan, Purdue University e Solvay Brussels, entre outras. Apesar da forte ligação ao mundo académico, ao longo dos mais de 30 anos de experiência, Ramon O’Callaghan manteve uma forte ligação com o mercado empresarial. Iniciou a carreira profissional na Texas Instruments, como project manager. Ao longo dos anos, tem trabalhado como consultor para organizações como a IBM, KPMG, Philips, Pricewaterhouse-Coopers, Shell, Comissão Europeia, entre outras.

Para integrar a equipa de direcção, o conselho geral e supervisão da Porto Business School – órgão máximo de Gestão – nomeou ainda Patrícia Teixeira Lopes, actual coordenadora do MBA executivo da escola e pró-reitora da Universidade do Porto, para o cargo de vice dean. No sentido de agilizar e autonomizar a nova direcção, que possui agora mais poderes executivos, o dean e vice dean passam a responder diretamente àquele conselho, que reúne os representantes dos acionistas da Porto Business School, sendo actualmente presidido por Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae.