Recrutamento é marketing. Aprenda a criar uma estratégia para influenciar, controlar e alterar a sua employer brand

Gerir a sua marca empregadora é importante num mercado de trabalho limitado, mas a verdade é que esta deve ser influenciada de forma proactiva em todos os momentos; a sua importância não pode ser subestimada.

 

Por David Windley, líder veterano em Recursos Humanos e presidente da IQTalent, na Forbes

 

Segundo o Glassdoor, 92% dos colaboradores considerariam mudar de emprego sem aumento de salário se a oportunidade fosse numa empresa com uma excelente reputação. Além disso, verificou-se que 86% dos candidatos a emprego afirmam que não considerariam trabalhar para uma empresa com má reputação social.

A sua employer brand é a reputação da sua empresas entre os colaboradores futuros e actuais. É a percepção do que é trabalhar na sua empresa; é a totalidade da sua experiência profissional. Ter uma estratégia para influenciar, controlar e alterar a sua employer brand – se necessário – dar-lhe-á a capacidade de criar uma reputação que atrai (e mantém) os melhores talentos.

 

Crie a sua própria narrativa
O employer branding é uma história – e você é o autor. Se não criar proactivamente a sua marca de emprego, essa marca será definida por outros e, muitas vezes, as vozes mais altas são normalmente as menos satisfeitas, mesmo que estejam em minoria. Pior ainda, os seus concorrentes podem fazer comentários sobre o que é trabalhar na sua empresa e, sem qualquer prova em contrário, a história torna-se realidade.

Tome uma decisão consciente sobre o que pretende que seja a cultura empresarial da sua organização e tome medidas para garantir que essa cultura se torna a sua verdadeira narrativa de emprego. Elabore uma proposta de valor para o trabalhador (EVP) que descreva os benefícios únicos que um trabalhador pode esperar em troca das suas competências e desempenho. Encarregue-se de apresentar a sua cultura e a EVP em todas as suas plataformas, das redes sociais ao seu website e às descrições de funções. Dê vida à sua história com fotografias, vídeos, publicações em blogues e testemunhos de colaboradores.

 

Recrutamento é marketing
“Marketing de recrutamento” é uma expressão que ganhou força porque o recrutamento é como o marketing. Tal como o funil de marketing, o talento tem de conhecer a sua marca, interessar-se por ela, decidir candidatar-se a uma vaga ou receber uma chamada de um recrutador e, finalmente, aceitar uma oferta. Nas grandes empresas comerciais, a marca de consumidor é bem conhecida, mas a marca empregadora, muitas vezes, só é destacada quando há uma crise. No caso das empresas mais pequenas, em especial nas startups, os líderes têm de criar uma consciência em torno do employer branding, tal como quando comercializam os seus bens e serviços. Grande ou pequeno, uma employer brand é tão importante como uma marca de consumidor. As redes sociais devem ser um pilar da sua estratégia de employer branding.

 

Oferecem uma janela para o seu local de trabalho, pelo que é crucial ter uma forte presença nas redes sociais em várias plataformas. As suas redes sociais não devem destacar apenas a marca do consumidor; devem também ajudar no marketing de recrutamento. Crie uma cadência de publicação regular que realce os funcionários, a diversidade, os prémios, os eventos sociais e a cultura, ao mesmo tempo envolvendo- -se regularmente com os comentários dos utilizadores nas suas publicações.

 

Auditar a marca empregadora
Analise toda a sua employer brand, de cima a baixo, do ponto de vista de um candidato. Comece por ler o seu website, prestando especial atenção à sua página de carreiras e missão. Verifique as descrições das funções. Contam a história da sua employer brand? Certifique-se de que a página “Sobre nós” do seu website mostra o alinhamento entre a missão e a visão. Ou seja, os seus valores estão alinhados com a missão e a visão da sua organização? E isso está claramente expresso no conteúdo do seu site?

Percorra os seus canais nas redes sociais. Leia todas as publicações e observe as imagens enquanto analisa a história da sua marca empregadora. O seu perfil corresponde à sua narrativa e ao seu EVP? Estudos indicam que a diversidade e a inclusão são extremamente importantes para os candidatos quando consideram uma oferta. Certifique-se de que as suas redes sociais mostram uma ampla diversidade, incluindo raça, género e imagens multigeracionais, uma vez que a força de trabalho é agora composta por baby boomers, geração X, millennials e geração Z.

Tome notas pormenorizadas durante a sua auditoria e procure a consistência. As melhores marcas têm uma mensagem coerente em todos os seus canais.

 

Pergunte aos seus colaboradores
A sua employer brand é construída principalmente pelos colaboradores. São eles que falam, publicam, decidem. Não deixe isto ao acaso nem parta do princípio de que sabe o que eles estão a pensar. Realize um inquérito pormenorizado aos funcionários que lhes permita dar feedback anónimo sobre a sua experiência como colaboradores. Muitas vezes, prémios como “Melhores Empresas para Trabalhar”, “Melhores Locais de Trabalho” ou “Melhor Cultura” são acompanhados de inquéritos sobre a experiência dos trabalhadores, pelo que obtém o benefício adicional de um potencial prémio para acrescentar à sua employer brand. Analise os resultados do seu inquérito aos colaboradores e elabore um plano para resolver quaisquer inadequações.

 

Os resultados
Num mercado de trabalho limitado, os principais candidatos passivos são diariamente alvo de mensagens de recrutadores. Eles é que fazem as escolhas nas suas carreiras e não trabalharão onde o employer brand não corresponder à sua visão pessoal. É provável que os candidatos decidam sobre uma empresa antes de falarem com um recrutador, pelo que deve valorizar e controlar o seu employer brand. A parte mais importante do crescimento de uma empresa são as pessoas que nela trabalham, e investir na sua marca empregadora pode ajudar a reduzir a rotatividade dos melhores talentos, e a diminuir o seu custo por contratação. Ter uma estratégia clara de employer branding pode revelar-se fundamental para o sucesso global da sua organização.

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