Recrutamento ético e os riscos associados no processo de migração laboral vão estar em debate esta semana
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur e a OIM – Organização Internacional para as Migrações promovem no dia 4 de Outubro, às 9h00, no Clube Fluvial Odemirense, um workshop sobre recrutamento ético.
Com a presença da coordenadora do departamento de migração laboral da OIM, Sofia Cruz, o evento irá arrancar com uma análise do panorama português da migração laboral, bem como das alterações legislativas com a entrada em vigor do Plano para as Migrações.
De seguida, será abordada a importância e os princípios do recrutamento ético e os riscos associados ao recrutamento no processo de migração laboral. Destaque também para a sessão de introdução aos sistemas de gestão para um recrutamento mais ético, que irá explorar as ferramentas existentes para auxiliar a sua implementação.
Durante a tarde, o protagonismo será dado aos participantes, para que, através da troca de experiências e boas práticas entre si, possam aprofundar o conhecimento sobre sistemas de gestão para recrutamento ético e ferramentas disponíveis. No final, terá lugar um novo painel de debate em que serão analisados os resultados e conclusões obtidas.
Em 2023, a AHSA deu início a uma série de sessões de formação em torno do mais importante dos temas: as pessoas. A associação dá, assim, continuidade a este plano de formação, no âmbito do qual já foram realizados vários seminários na área social, para esclarecer e debater temas como a migração laboral, o recrutamento ético, o Contrato Colectivo de Trabalho e as alterações ao Código do Trabalho, entre outros temas práticos no âmbito dos recursos humanos. Este conjunto de iniciativas conta com o apoio da Global Bay, consultora da AHSA na área dos Recursos Humanos.
A iniciativa conta com o patrocínio da Driscoll’s.