Reputação interna de Portugal em alta

Portugal tem feito uma trajetória ascendente no seu índice de reputação interna desde 2016. Questionados sobre a reputação do País, os portugueses atribuíram uma avaliação de 62,1 pontos. Trata-se de uma subida de 4,1 pontos em relação à pontuação obtida há três anos, revela o mais recente estudo da OnStrategy sobre a reputação de Portugal.

 

Esta subida é ainda mais expressiva se considerarmos que em 2013 este indicador registava 54,1 pontos. «Em 2019, o País consolida a sua posição num nível moderado e abre caminho para que os índices de subida se mantenham» refere a OnStrategy.

O estudo, que retrata a imagem e reputação de Portugal aos olhos dos portugueses, aborda três dimensões – ambiente governamental, económico e social.

Embora todas as dimensões tenham sido alvo de crescimento, é ao nível do ambiente governamental que se verifica a maior subida. A classificação subiu mais 4,7 pontos face a 2016, passando de 39,3 para 44 pontos. No entanto, é também o eixo cujas dimensões têm avaliações mais baixas, todas situadas entre o fraco e o vulnerável.

No que se refere ao ambiente económico, que se foca na contribuição dos produtos e serviços nacionais para a economia nacional, na qualidade dos recursos humanos e nos avanços da tecnologia, os portugueses atribuíram a classificação de 63,9 pontos, um resultado superior aos 61,4 pontos de há três anos.

Já o ambiente social é o que conquista maiores elogios, tendo atingido o grau excelente ou robusto em praticamente todas as questões. Esta dimensão, que aborda temas como a segurança, beleza, familiaridade e receptividade dos portugueses, apresenta uma reputação interna de 77,8 pontos (mais 3,5 pontos do que em 2016).

«A reputação de um país, seja a nível interno ou externo, tem um impacto significativo nas intenções comportamentais e no seu desenvolvimento. A verdade é que Portugal já não precisa de apresentações e é um país virado para o mundo, o que se reflete também a nível interno. A pontuação tem vindo a melhorar todos os anos e a explicação reside no facto de os portugueses estarem mais confiantes no seu país do que no passado.», afirma Pedro Tavares, Partner e CEO da OnSrategy.

Neste estudo participam mais de 40 000 cidadãos ao longo de 52 semanas, sendo estes representativos da sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

 

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