Responsabilidade Social – Prémios Human Resources 2021
Qual a empresa socialmente mais responsável e com iniciativas e práticas mais sustentáveis, envolvendo os seus colaboradores, integrando nas suas atividades e objetivos, preocupações de índole social e ambiental?
Pitch dos finalistas
Grupo Ageas
A Fundação Ageas assenta a sua atuação em três pilares: Voluntariado Corporativo; Empreendedorismo e Inovação; Impacto Social Sustentável. Um grande foco é o voluntariado e, em 2020, deu-se continuidade à reflorestação do Pinhal do Rei em Leiria, com mais de 180 voluntários a plantarem mais de 5.000 árvores, e atingir o total de 30.000 árvores plantadas desde 2018.
Em resposta à pandemia, definiu 3 Planos de Emergência Social: fome e isolamento social; EPI’s para lares e centros de apoio domiciliário; educação e inclusão digital. Os projetos desenvolvidos neste âmbito contaram com a participação de mais de 170 voluntários a fazer chamadas a idosos, rondas a pessoas em situação de sem-abrigo, entrega de cabazes alimentares, entre outros.
Altice Portugal
A Altice Portugal demonstra a importância da intervenção social na sua estratégia, através de inúmeras iniciativas veiculadas, não só pela Fundação Altice, enquanto instituição que concretiza o compromisso de Responsabilidade Social da empresa, mas também pelas suas marcas, como é o caso do MEO, que incorpora a humanização na sua atuação e que se assumiu como marca de causas, reforçando o seu posicionamento para contribuir para uma sociedade mais humana e sustentável.
O cenário que nos foi imposto pela COVID-19 levou a Altice Portugal a canalizar os seus esforços para iniciativas de Responsabilidade Social dedicadas a colmatar necessidades específicas dos vários grupos afetados por esta pandemia.
Delta Cafés / Grupo Nabeiro
Líder no seu segmento em Portugal comemora 60 anos de história. Presente em mais de 40 países, espalhados por cinco continentes, está estabelecido em Espanha, França, Luxemburgo, Angola, Brasil e China enquanto que, em outros países, o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, conta com mais de 3.800 colaboradores.
A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objetivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. O Grupo concentra na Associação Coração Delta todas as suas acções de Responsabilidade Social que se desenvolvem nas comunidades onde a empresa está inserida.
EDP
A pandemia forçou-nos a mudar os planos de Responsabilidade Social. Como atuar diante de um fenómeno tão esmagador que impossibilitava grande parte dos programas que tinham sido planeados para 2020? Como chegar às pessoas, sobretudo às pessoas mais vulneráveis, estando obrigados ao distanciamento? Pensámos que era necessário criar uma abordagem estratégica, um plano de resposta à emergência. Um plano que só podia funcionar se se mobilizassem as forças e a coragem dos voluntários EDP e se cooperássemos com todas as organizações no terreno. Promovemos 84 projetos, com 337 entidades beneficiárias e contribuímos com 6,04 milhões de euros para o combate à pandemia. Números que, ainda assim, não contam a história completa do esforço que foi feito para apoiar a sociedade neste momento.
Fidelidade
À data, ainda não foi enviada informação
Galp
Acreditamos que a nossa energia é o presente do futuro. As nossas decisões focam-se no investimento social e no contributo para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos países onde estamos. Investimos na educação e estivemos perto de mais de 230 mil professores e alunos, incentivando-os a pensar a transição energética. Oferecemos mais de 730 bolsas de educação em Portugal, Espanha, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Eswatini e mais de 1200 computadores. Oferecemos 171 ventiladores ao SNS, combustível a entidades de saúde, energia gratuita durante a 500 instituições de solidariedade social, e a hospitais de campanha. No âmbito da resposta à COVID-19 e em parceria com a Rádio Comercial e a TVI, o Camião da Esperança realizou mais de 2.500 testes de norte a sul de Portugal.
SCML
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é, pelas suas características e missão, uma instituição que assume a responsabilidade social de forma natural. As Boas Causas fazem parte dos valores intrínsecos e refletem-se na sua ação diária junto da comunidade e dos seus trabalhadores. Existe um pacote de apoios e benefícios previamente definidos para os momentos que sabemos determinantes, mas também uma disponibilidade total para criar novas soluções de apoio sempre que se verifiquem necessárias. Este trabalho é levado a cabo por uma equipa multidisciplinar dedicada em exclusivo a ajudar os colaboradores.
Na área da inovação e da sustentabilidade os colaboradores são regularmente chamados a participar em ações de voluntariado, sensibilizados com campanhas de informação e convidados a partilhar as suas ideias sobre o que podemos melhorar no contributo para um mundo melhor.
Sonae MC
A Covid-19 desafiou a vida de todos e a Missão Continente foi pioneira no apoio emergente aos portugueses. Dos profissionais de saúde e forças de segurança, aos nossos colaboradores e aos que se encontravam fragilizados, assumimos o nosso papel, convictos de que “para o bem de todos o melhor de cada um”. Trabalhámos para continuar a alimentar Portugal e promovemos ações como a “Nunca Desistir” ou a “Todos por Todos”, das maiores campanhas solidárias realizadas em Portugal. Conseguimos angariar + de 1,2 M€ de apoio alimentar, aos quais se juntaram + de 300 toneladas de alimentos doadas pela Missão Continente para apoiar + de 500 mil pessoas. A Missão Continente tem como principal objetivo a criação de valor social nas comunidades onde se insere, com um forte sentido de propósito e de compromisso perante todos aqueles que precisam de ajuda.
Tabaqueira / Philip Morris
Somos um grupo multinacional g líder mundial, e referência para 71 mil trabalhadores e para as comunidades onde se insere. Na Tabaqueira partilhamos o valor que geramos e agimos como parte ativa da cidadania, atuando junto de muitos interlocutores para construir, todos os dias, um futuro melhor. Fomos a primeira fábrica em Portugal coma certificação Alliance for Water Stewardship (AWS), que reconhece a gestão sustentável de água; promovemos ativamente ações de sensibilização para a proteção do ambiente, das florestas e dos oceanos. E, neste contexto de pandemia, ajudámos a reforçar a capacidade de resposta do SNS através da doação de equipamento médico e iniciámos um projeto local de ajuda humanitária, tendo sido doadas um total de 6800 refeições a famílias carenciadas do concelho de Sintra.
Vodafone
Na Vodafone acreditamos que juntos podemos combinar o melhor do espírito humano com o poder da tecnologia, para melhorar a vida das pessoas, das empresas e da comunidade construindo um futuro melhor, mais sustentável e mais inclusivo. Somos positivos e otimistas e, juntos, desenvolvemos bons negócios e fazemos o bem de forma integrada. Todos juntos somos capazes de aceitar as nossas diferenças, mas também as nossas semelhanças. Através do nosso foco nas alterações climáticas e nos resíduos eletrónicos, estamos comprometidos a preservar o Planeta, reduzindo para metade o nosso impacte ambiental até 2025. Este é o nosso propósito enquanto organização. E é esta ambição que nos motiva a dar o nosso melhor todos os dias.