Responsabilidade Social – Prémios Human Resources 2024

Qual a empresa socialmente mais responsável e com iniciativas e práticas mais sustentáveis, envolvendo os seus colaboradores, integrando nas suas actividades e objectivos, preocupações de índole social?

 

Pitch dos finalistas

 

Ageas

O Grupo Ageas Portugal contribui ativamente para o desenvolvimento sustentável das comunidades materializando as suas ações de impacto social via Fundação Ageas e com o compromisso de seguir estes princípios de forma global.

A Fundação Ageas é uma fundação corporativa com estatuto de IPSS e de Utilidade Pública. Focamo-nos em três problemas sociais – Saúde, Envelhecimento e Exclusão Social – através de quatro eixos de atuação – Investimento Social, Investimento de Impacto, Capacitação de Pessoas e Entidades, e Voluntariado Corporativo.

O apoio que oferecemos a projetos sociais tem como focos a Escalabilidade e a Adicionalidade. Esta abordagem filantrópica é o nosso traço distintivo. Investimos mais de 6.500.000 euros em apoio à economia social, tendo mais de 700.000 euros sido injetados no ecossistema através de Investimento de Impacto desde 2022. Contamos também com mais de 100 entidades sociais capacitadas desde 2020.

Seguimos uma visão agregadora de parceiros, com o intuito de resolver problemas sociais e melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. 

Delta Cafés

Estar atento ao próximo, cuidar do outro, faz parte do nosso DNA. A Responsabilidade Social não tem uma área específica dentro da empresa, somos todos nós que a alimentamos, que lhe damos vida. Ao longo do ano, são promovidas campanhas de apoio, seja a quem nos pede ajuda, seja no que podemos ajudar, dinamizamos ações de voluntariado, contamos com o contributo de todos para um fundo social para apoiar os nossos colegas em situações de maiores cuidados de saúde. Materializamos o apoio às causas de todas as formas que podemos: às vezes com bens, outras vezes com donativos e sempre com um sorriso e de braços abertos. 

EDP

A responsabilidade social é um eixo fundamental na estratégia da EDP. Com uma política de investimento clara e focada na transição energética justa, o grupo investe mais de 30 milhões de euros por ano com o objetivo de gerar um impacto positivo na vida das comunidades em diferentes regiões do mundo. A empresa tem vindo a promover e a apoiar iniciativas com cariz social, cultural e ambiental, em mais de 20 países, sob a marca EDP Y.E.S. – You Empower Society, que atua em cinco eixos: Energia, Planeta, Competências, Cultura e Comunidade, tudo por um futuro mais sustentável, justo e inclusivo.

Fidelidade

Na Fidelidade, temos vindo a percorrer um caminho de transformação na Gestão de Pessoas. Apostamos em temas essenciais, como lideranças, desenvolvimento, carreiras e flexibilidade, ligadas a uma visão holística das nossas Pessoas e da sua importância para o Grupo e para o negócio e clientes. Partilhamos o ADN Fidelidade, que nos desafia a irmos sempre além do esperado e nos adaptarmos a realidades cada vez mais desafiantes, num mundo em constante mudança.

Vamos continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, envolvendo as nossas Pessoas em ações de responsabilidade social, apostando na formação e reconhecendo o mérito para que, no fim deste caminho, possamos afirmar que nos tornámos na “Fidelidade que queremos ser”. 

Galp

A Galp e a sua Fundação têm como objetivo o investimento social e a contribuição para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Os pilares fundamentais da Fundação Galp incluem o desenvolvimento de energia sustentável e soluções de mobilidade, investimento em educação, integração de ecossistemas e apoio a projetos locais e ações em contextos de emergências sociais.

A Fundação Galp desempenha um papel fundamental na transição energética inclusiva e centrada nas pessoas e, ao alinhar as suas iniciativas com os ODS, trabalha ativamente para abordar desafios globais e aposta no investimento social nas diferentes comunidades onde está presente, havendo sempre o propósito de contribuir para a transformação energética da sociedade.

Atualmente, a Galp e a sua Fundação estão a promover uma mudança positiva assente na inclusão e criando um futuro mais justo e inclusivo. 

Jerónimo Martins

https://www.jeronimomartins.com/en/

MC / Sonae

A Leopoldina dá a cara, mas são milhares nas nossas lojas os que dão corpo e alma a uma das missões mais sérias do Continente. Aconselhada por especialistas nas áreas da Saúde, Educação e Apoio Social, a ação da Missão Continente é ágil, incisiva e sensível às necessidades reais. Estamos onde é preciso!

E, por mais que os números nos destaquem – mais de 30M doados em excedentes alimentares e não alimentares e cerca de 3,2M entregues a instituições de solidariedade social (2023) – não são eles que nos definem, mas sim o que mudamos com eles.

Porque não basta fazer, a Missão Continente leva mais além o conceito de responsabilidade e mede o resultado concreto dos seus projetos. O nosso Relatório de Impacto, vencedor de um European Excellence Award, confirma o que sempre acreditámos: o nosso apoio transforma efetivamente a vida de milhares de pessoas. Esses, sim, são os números que nos orgulham. 

Vodafone

“Together we can” é a base daquilo que faz com que na Vodafone cada pessoa se mova por entregar a melhor experiência a cada Cliente, aliando o melhor da nossa Tecnologia com o melhor de cada um(a) de nós.

Trabalhamos para criar o futuro com os nossos Colaboradores, acreditando e investindo no talento, suportando os líderes na gestão da mudança, preparando e reconhecendo as pessoas que ajudam a transformar a Vodafone numa empresa inclusiva e com as melhores pessoas para enfrentar todos os desafios.

É, juntos, que continuaremos a trabalhar pelo nosso propósito de nos ligarmos por um futuro melhor e é ligados que acreditamos que iremos “conseguir tudo”.

 

Participe e vote AQUI