Ricardo Araújo Pereira volta a dar as boas festas aos colaboradores da Worten. «Damos voz ao toque humano», explica Inês de Castro
A Worten volta a contar com o Ricardo Araújo Pereira para surpreender os colaboradores nesta quadra natalícia. Segundo Inês de Castro, head of People Worten, ano após ano esta acção tem vindo a marcar os colaboradores, e há «quem venha de diferentes zonas do país de propósito» para esta «experiência incrível».
Por Tânia Reis
Nesta época festiva, a Worten pôde contar mais uma vez com o seu ajudante para preparar um agradecimento especial aos seus cinco mil colaboradores. Com uma letra adaptada à realidade de empresa, a surpresa deste ano permitiu revelar verdadeiros talentos.
Pelo terceiro ano recorrem ao humor na mensagem da comunicação de Natal para os vossos colaboradores. Que feedback receberam dos postais de Natal de 2022 de 2023?
Este é o terceiro ano que apostámos numa comunicação interna de Natal com recurso ao humor, e com um protagonista que já é reconhecido pelos colaboradores como parte da “família” Worten e o feedback tem sido muito positivo, é sempre um momento bastante divertido para quem participa e para quem assiste. É uma acção que tem vindo a marcar os colaboradores, existe inclusive quem venha de diferentes zonas do país de propósito e que consideram que é uma experiência incrível.
O humor é fórmula vencedora?
O Ricardo, com o seu humor característico, tem um impacto muito grande não só na comunicação externa que temos ao longo de todo o ano, mas também internamente, junto dos nossos colaboradores. O humor tem a capacidade de aproximar as pessoas, com muita naturalidade, e o Ricardo já faz parte da família Worten, pelo que é a escolha perfeita para nos ajudar com esta acção.
Que mensagem pretendem passar em 2024?
Com esta acção, queremos essencialmente proporcionar às nossas equipas um momento descontraído e carregado de boa disposição. Esta é também uma forma de deixarmos uma mensagem de agradecimento a todos os nossos colaboradores por todo o trabalho e dedicação ao longo do último ano e desejar-lhes as Boas Festas com uma surpresa diferente e muito divertida.
No ano passado, o Ricardo Araújo surpreendeu os colaboradores Worten, distribuindo festas a quem se cruzava com ele. Que surpresa prepararam para este ano?
Este ano alinhámos o nosso habitual postal de Natal para os colaboradores com a nossa campanha de Natal e desafiámos todos a cantar a nossa música, mas com uma letra adaptada à nossa realidade de empresa. Descobrimos verdadeiros talentos.
De quem é a autoria da letra da música?
A música foi adaptada pela Fuel e o resultado foi uma letra divertida adaptada à realidade de trabalho dos colaboradores da Worten, durante a época Natalícia.
Que impacto teve a gravação do vídeo e o resultado junto dos colaboradores?
Esperamos sobretudo que os nossos colaboradores se divirtam com estes momentos. Queremos provocar sorrisos e, quem sabe, algumas gargalhadas! E também que tenham vontade de partilhar estes momentos, desejando um Feliz Natal, de forma bem-disposta, àqueles de quem mais gostam.
O tema aborda a falta de tempo… Considerando as épocas atribuladas que o sector do Retalho enfrenta nos últimos meses do ano (e não só), de que forma cuidam do bem-estar e da saúde mental das vossas pessoas?
O “toque humano” é sem dúvida uma das orientações mais fortes da nossa marca e está sempre presente seja para cliente ou colaborador. Este tipo de iniciativas, tal como um simples postal de Natal original, que despoleta sorrisos e boas emoções, são fundamentais para o contributo do nosso lado humano.
Na Worten, temos bem presente a importância das pessoas, do seu bem-estar e desenvolvimento, pelo que a nossa estratégia, no que diz respeito à Gestão de Pessoas, assenta em cinco pilares fundamentais: Work-Life Balance; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento e Formação; Melhoria contínua dos nossos Líderes; Melhoria contínua da “employee experience” suportada na tecnologia.
Para materializar os cinco pilares, temos vindo a desenvolver diversos programas e iniciativas na nossa empresa, dos quais destaco o Your Time, que é o programa que promove a conciliação entre a vida pessoal e profissional das nossas pessoas e que agrega uma série de iniciativas como:
- Plano de férias Worten (atribuição de mais dois dias de férias por ano).
- Incentivo aos estudos, com a atribuição anual de 500€ a qualquer colaborador que faça prova de ter transitado de ano, para estudantes até ao 12º ano ou equivalente e com a atribuição de bolsas de estudo – comparticipação de 100% das despesas – a colaboradores que revelem interesse em prosseguir os estudos, seja licenciatura, mestrado ou pós-graduação.
- Modelo de trabalho híbrido, com dois dias no escritório e três dias de trabalho remoto.
- Flexiwork, que permite a flexibilidade de horário em funções em que tal seja possível.
- Licença sem vencimento Worten, que permite ao colaborador ausentar-se da empresa por um período, seja para estudar, viajar, participar num programa de TV, sem colocar em risco o seu posto de trabalho.
- Redução do horário de trabalho, permite ao colaborador optar por uma carga horária diferente durante um período temporal ou a título definitivo, desde que compatível com a função.
- Iniciativa Dias extra, que permite ao colaborador tirar mais cinco dias de descanso, com o respectivo desconto no vencimento. Estas são algumas das iniciativas previstas no Your Time.
Destaco ainda o programa Celebramos a igualdade e a diferença, que corporiza o trabalho que temos vindo a desenvolver no campo da Diversidade e Inclusão e que tem como ponto de partida o reconhecimento de que na Worten, sendo uma empresa com uma dimensão significativa, com cerca de 5000 colaboradores em Portugal e Espanha, somos todos diferentes, com diferentes necessidades seja por motivos de idade, estado civil, situação de parentalidade, ser trabalhador-estudante, saúde, hobbies fora da empresa, necessidade de suporte a familiares, maturidade profissional… Tendo consciência desta diversidade, a Worten aposta não só na sensibilização e formação para a diversidade, como actua na promoção do work-life balance, formação e desenvolvimento de carreira que se adequem aos diferentes targets da empresa. Esta orientação para as pessoas e para a diversidade, associada ao nosso traço cultural mais forte – dar voz às pessoas e espaço para que acrescentem valor, é na verdade a estratégia de retenção mais poderosa que a empresa pode ter!
Por último, merece destaque o nosso trabalho contínuo na melhoria da ‘employee experience’ suportada na tecnologia. A myWorten, app do colaborador, totalmente customizada às necessidades da nossa organização e das pessoas e o novo escritório Worten, no World Trade Center, desenhado à medida das nossas equipas e que promove o trabalho colaborativo e uma experiência diária suportada em soluções tecnológicas avançadas, são dois excelentes exemplos da evolução que temos vindo a fazer.
São todos estes programas e iniciativas que, no seu conjunto, reforçam o employee engagement, que se espelha nos resultados bastante positivos de eNPS (Employee Net Promoter Score) e outros surveys de auscultação frequente aos colaboradores.
Que outras iniciativas estão a promover em prol dos colaboradores nesta quadra natalícia?
No survey de engagement e em outras auscultações que fazemos às nossas equipas, a palavra “família” aparece com frequência nos campos de comentários. Este facto – colaboradores que se referem à empresa como a sua “segunda família” – é motivo de orgulho para a Worten, mas também traz à gestão uma enorme responsabilidade, no sentido de contribuirmos para o bem-estar geral das pessoas que trabalham na nossa empresa.
Na quadra natalícia, mais especificamente, atribuímos cabazes de Natal e fazemos os nossos jantares de celebração de Natal, como forma de agradecimento às equipas pelo esforço e empenho durante o ano e para promovermos, naturalmente, o convívio e o “toque humano” tão necessário.