Sabe gerir a sua marca pessoal?
A forma como faz sentir os seus interlocutores define a sua reputação no mercado de trabalho. Deixamos-lhe os pontos-chave para gerir a sua marca.
Por Mariana Caldeira, partner Singularis Human Consulting
Numa altura em que a procura de trabalho integra a vida de grande parte da população portuguesa, vários estudos indicam que, mais do que pelo CV ou as competências técnicas, os candidatos são avaliados pelas suas competências comportamentais.
A definição clara e a correcta gestão da marca pessoal de cada indivíduo, que engloba ambas as competências, permite identificar os factores diferenciadores face a outros candidatos e posicionar-se no mercado, de forma singular, credível e consistente, recorrendo a um processo estruturado de branding personal, um processo bem mais complexo do que o redutor marketing pessoal de que tanto se fala.
Deixamos alguns dos pontos-chave que devem ser considerados para que a sua marca pessoal tenha o impacto que pretende:
(re)Descubra a sua identidade – Somos únicos, ainda assim fazemos as mesmas coisas que muitas outras pessoas e, normalmente, não paramos para perceber o que realmente nos torna diferentes. É fundamental que o profissional conheça os seus pontos fortes, os menos positivos, bem como todo o seu potencial, mas é tão ou mais importante que tenhamos consciência da percepção que os outros têm de nós – neste caso, o entrevistador. Faça uma avaliação 360º da sua marca pessoal e perceba as diferenças entre a forma como se percepciona e como as pessoas à sua volta reconhecem o que faz por elas, bem como o valor que lhes traz.
Defina uma estratégia para a sua marca pessoal – Como é que quer ser conhecido e reconhecido? Quando? Sem objectivos a curto, médio ou longo prazo, bem como uma correcta identificação dos canais certos para divulgar a sua marca pessoal dificilmente vai conseguir potenciá-la e alcançar os seus objectivos. Obtenha o máximo de informação sobre a empresa na qual quer trabalhar, tais como as suas actividades comerciais e posição no mercado, identifique quem são seus principais concorrentes e o que a diferencia. Perceba se existe alinhamento entre quem é, o que tem para oferecer à empresa e faça os ajustes fundamentais para corresponder a essas necessidades, tendo sempre em consideração três pontos basilares – autenticidade, confiança e credibilidade.
Comunique o seu valor – Estar presente nas redes sociais é importante, mas não crítico para o seu sucesso. Uma presença que não esteja alinhada com aquilo que a sua marca pessoal representa, que não transmita autenticidade, e que não acrescente valor a quem interage consigo online, poderá arrasar por completo as possibilidades de ser contratado. Hoje, mais de 94% das empresas usam as redes sociais para procurar informação sobre potenciais candidatos, pelo que ao decidir em que rede social deve incrementar a sua posição e de que forma comunica, deverá ter em conta o público-alvo e os objectivos definidos na sua estratégia. A visibilidade é fundamental, mas só surtirá o efeito desejado quando efectuada de forma a permitir que apareça no radar de quem lhe interessa. E lembre-se, que tal pode ser conseguido também no mundo offline, e em muitos casos, de forma mais eficaz. Todas as suas acções deixam uma marca junto dos seus interlocutores e é a forma como os faz sentir que definirá a sua reputação e reconhecimento no mercado de trabalho.