Sabe o que é a avaliação 180 graus?

Como refere o site jobConvo, uma avaliação 180 graus consiste num de avaliação de desempenho que visa avaliar a performance do colaborador através de regras objectivas e directas.

Avaliar o desempenho dos colaboradores é essencial para o sucesso da empresa, pelo que os lideres devem conseguir dar feedbacks precisos aos seus colaboradores. Desta forma, a avaliação 180 graus é uma  vertente eficaz para a capacitação dos colaboradores nas suas funções.

Tipos de avaliação de desempenho
– Autoavaliação: o colaborador avalia-se a si mesmo de acordo com alguns critérios;
– Avaliação pelo superior imediato: os gestores avaliam o desempenho dos seus colaboradores;
– Avaliação por competências: devem primeiro definir-se as principais competências esperadas para depois se avaliar quais delas foram aplicadas;
– Avaliação por objectivos: a própria equipa cria um conjunto de metas e objectivos que devem ser atingidos num determinado período;
– Avaliação por incidentes críticos: registo detalhado de situações específicas nas quais o colaborador se portou muito bem ou muito mal;
– Avaliação por distribuição forçada: estabelecimento de categorias de desempenho e alocar a uma percentagem de colaboradores de acordo com a sua performance;
– Avaliação aliada a um custo: o colaborador é examinado em função da relação custo/benefício que proporciona à empresa;
– Avaliação 360 graus: todas as pessoas que têm contacto com o colaborador participam na sua avaliação.

Avaliação de desempenho 180 graus

Método que objectiva a análise da performance do colaborador nas suas actividades, incluindo a avaliação de itens como qualidade do trabalho, produtividade, pontualidade, relação com os colegas, cooperação e flexibilidade.

A avaliação de desempenho 180 graus é um processo em que o colaborador tem a oportunidade de receber feedback da chefia, facto que possibilita que líder e colaborador possam dialogar sobre as pontuações dadas. Isto proporciona uma maior aprendizagem e crescimento do colaborador.

Vantagens da avaliação de desempenho 180 graus

  • Melhoria do clima organizacional – beneficia a empresa no que diz respeito ao clima organizacional, uma vez que é possível identificar conflitos e emergências, de modo a garantir o bem-estar dos colaboradores e a sua produtividade. A avaliação 180 graus proporciona uma melhoria na convivência e no clima organizacional, pois permite que os colaboradores tomem consciência das suas limitações, podendo corrigir problemas que possam surgir.
  • Identificação dos pontos a melhorar – o feedback dado após a avaliação 180 graus oferece ao líder a oportunidade de identificar pontos a melhorar e oferece ao colaborador um retorno construtivo. Através do feedback, o colaborador pode conhecer quais são os aspectos em que precisa melhorar, ou seja, a avaliação 180 graus promove a cultura de auto-conhecimento e amadurecimento no trabalho.
  • Estimula o diálogo entre colaborador e líder – esta avaliação graus é uma forma de melhorar a comunicação e o diálogo entre o líder e o colaborador. Quando realizada pelo líder estimula a conversa para que ambos exponham as suas ideias e compreendam melhor o ponto de vista um do outro, abrindo, dessa forma, a possibilidade de fortalecer o vínculo entre a chefia e a equipa.
  • Promove o envolvimento – a avaliação 180 graus é uma forma da empresa demonstrar que acredita no potencial do colaborador. Com isso, a organização recebe uma maior dedicação e compromisso por parte dos colaboradores. Além de bons resultados, a avaliação 180 graus proporciona motivação e envolvimento na execução de tarefas.
  • Orienta para um maior crescimento profissional – o retorno do líder aponta a direcção para o desenvolvimento do colaborador. Desta forma, a avaliação 180 graus ajuda na melhoria contínua dos funcionários, pois oferece um retorno coerente, o qual possibilita que o profissional tenha perspectivas de ascensão na carreira.

 

Ler Mais