Sabe o que Portugal tem feito no domínio das plataformas online de aprendizagem? Especialistas esclarecem

De 26 a 29 de Abril, Portugal acolheu a realização da Open edX 2022 e recebeu alguns dos principais pensadores na área das ed-tec para discutir os desafios e as oportunidades das plataformas online de aprendizagem, bem como projectos de investigação, boas práticas e novas abordagens colaborativas.

 

Edward Zarecor, vice-presidente para a área da Engenharia da edX, Anant Agarwal, fundador da edX e chief Open Education officer na 2U, Tobie Langel, especialista mundial em código aberto e padronização, e Paula Marques, directora executiva para a Educação, Inovação e Digital na Nova SBE, foram os oradores em destaque na conferência.

O evento, co-organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Nova School of Business and Economics (SBE), contou com mais de 200 participantes vindos de todo o mundo, num espaço de debate e partilha de ideias para a construção de serviços cada vez mais adaptados às necessidades da educação e dos locais de trabalho. Ao longo de vários momentos da conferência foi destacada a aposta que Portugal tem feito no domínio das plataformas online de aprendizagem, congratulando o trabalho desenvolvido pela FCT|FCCN ao tornar realidade a Plataforma NAU, um projecto de referência no campo dos MOOC (Massive Open Online Courses) a nível mundial.

Edward Zarecor, keynote speaker, dedicou a sua intervenção ao momento em que foi apresentado o projecto NAU e considera que este se encontra no perfeito “ponto de inflexão”, a par com a plataforma edX. Depois da aquisição da edX pela 2U, a gestão do Open edX foi transferida para o The Center of Reimaging Learning (tCRIL), uma organização sem fins lucrativos, tendo como foco transitar para um projecto liderado pela comunidade, onde oportunidades para participar, contribuir e liderar são mais inclusivas e partilhadas por toda a comunidade.

Edward Zarecor centrou-se ainda no que poderá ser o futuro da Open edX e nas respostas que podem ser dadas aos futuros profissionais de educação, identificando como oportunidades a aprendizagem interativa de próxima geração e as novas necessidades de crescimento do ecossistema.

Já Anant Agarwal, fundador da edX e chief Open Education officer na 2U, centrou a sua apresentação no tema “The Future University: Pivot to Learner-Centricity”. O professor do MIT partilhou um retrato actual da edX e da 2U, as quais acreditam no poder do ensino superior como forma de desbloquear o potencial humano e ajudar a satisfazer as necessidades críticas da sociedade. Um conceito trazido por Anant Agarwal foi o de “free-to-degree”, ou seja, a oferta da edX e da 2U permite aos utilizadores optarem por ofertas formativas gratuitas ou até mesmo formação acreditada, podendo optar pelo formato que mais se adequa aos seus objectivos de formação ao longo da vida.

O fundador da edX trouxe também alguns dados relevadores do impacto que a edX tem tido nos utilizadores: 50% dos alunos afirmam que ter frequentado cursos com a edX mudou as suas vidas, e 97% de todos os ex-alunos 2U graduados alcançaram um resultado positivo na carreira profissional após a graduação. Anant Agarwal assinalou ainda um movimento generalizado em diferentes setores de atividade que se estão a tornar orientados para o consumidor, como são os casos da saúde, a adoção da telemedicina, do entretenimento, serviços de streaming, e o retalho, com entregas on-demand. No seu entendimento, a educação tem também de se transformar, com uma universidade centrada no aluno.

Tobie Langel, especialista mundial em código aberto e padronização, destacou na sua apresentação as oportunidades que acredita estarem ao dispor dos criadores de conteúdos open-source, nomeadamente para o tCRIL, que, afirma, tem muito espaço para inovar. O consultor reforçou ainda a necessidade de estes produtos se voltarem para a comunidades, envolvendo-a na criação de conteúdos que respondam ao que procuram.

Por fim, Paula Marques, directora executiva para a Educação, Inovação e Digital na Nova SBE, abordou o tema “Changing the Game’s Rules: From Scalable Efficiency to Scalable Learning”, e realçou a importância da educação para que as empresas e os negócios possam prosperar a longo-prazo. «Se não estamos a ensinar, não estamos a liderar», afirmou a também professora, sublinhando a importância de se investir, cada vez mais, nas aprendizagens em todos os contextos.

A conferência contou ainda com dois dias de workshops e momentos de discussão muito valorizados pelos presentes, numa área em que o networking é fundamental para que os crescimentos das MOOC possam continuar a sua tendência.

Fundada em 2012, pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a edX é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo software open-source de dinamização de cursos online abertos e massivos utilizado em universidades de todo o mundo e que conta atualmente com cerca de 14 milhões de estudantes registados.

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