Sabe o que são dispositivos de beleza inteligentes? Mais de 90% dos portugueses pretende usá-los
De acordo com um estudo do Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, dedicado ao sector de beleza e bem-estar, 94% dos inquiridos está disposto a utilizar dispositivos de beleza inteligentes para aprimorar a sua rotina de cuidados pessoais.
A par disso, 92% demonstra interesse em usar aplicações personalizadas que ofereçam uma melhor orientação para os cuidados com a pele e novos looks.
O estudo revela também que os consumidores não estão apenas interessados no aspecto exterior, visto que 97% dos entrevistados afirma valorizar produtos que promovam não só a beleza, mas também o bem-estar interior.
Outro tópico mencionado na pesquisa é a intenção em utilizar aplicações ou plataformas online para suporte à saúde mental, meditação ou gestão do stress, com 92% dos inquiridos a demonstrar interesse nesta questão.
Quando questionados sobre a possibilidade de experimentar máscaras faciais que incorporassem ingredientes tecnológicos avançados, como ácido hialurónico encapsulado, retinol e antioxidantes, que podem fornecer benefícios específicos à pele, 90% dos consumidores afirma ter interesse na ideia.
Adicionalmente, 45% afirma estar disposto a utilizar máscaras faciais que incorporassem tecnologia inteligente, como sensores de pele integrados, ou que oferecessem a opção de personalização para atender às necessidades específicas da pele.
Por último, o estudo revelou ainda que 51% dos entrevistados tem interesse em experimentar perfumes que ofereçam a opção de personalização, permitindo que as pessoas ajustem as notas e intensidades para criar uma fragrância única.
Este estudo contou com uma amostra de 630 participantes, dos quais 374 eram do sexo feminino, 255 do sexo masculino e 1 não binário. Relativamente à faixa etária, 28% dos inquiridos tinha entre 45 a 54 anos, 26% entre os 35 e 44, 18% entre os 26 e 34 e acima de 55 anos e, por fim, 10% tinha uma idade compreendida entre 18 e 25 anos.
Quando à distribuição geográfica, a maioria dos entrevistados reside na Grande Lisboa (35%), seguindo-se o Centro (21%), o Norte (20%), o Grande Porto (14%), o Algarve e Alentejo (3%) e as Ilhas (4%).