Sabe quais são os eventos com melhor reputação em Portugal? Uma dica, não é futebol
A consultora ONSTRATEGY apresentou recentemente os resultados dos eventos com melhor reputação em Portugal em 2022 e a música, liderada pelo NOS ALIVE, está bem à frente do futebol.
Desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força), este estudo assenta numa abordagem qualitativa, que identifica espontaneamente as marcas, e também numa quantitativa, para avaliar os indicadores de reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação).
Asim, numa escala de 100 pontos, destacam-se os seguintes eventos na categoria de música: NOS Alive (76,4), Rock in Rio (73,6), Meo Sudoeste (72,8), Super Bock Super Rock (72,2) e Vodafone Paredes de Coura (71,7).
Já nas categorias de desporto, o ranking conta com: Taça de Portugal Futebol (70,1), Vodafone Rally de Portugal (69,0), Meia mini-maratona de Lisboa (67,4), Volta a Portugal em Bicicleta (66,0) e Liga MEO Surf (64,9).
«Os resultados deste estudo vêm reforçar aquilo que tem sido a evidência da saturação e do desejo de voltar à vida normal após a vivência e experiência das limitações do período pandémico, sendo a música encarada como o melhor veículo de socialização e de festividade; não sendo instrumentos polarizadores mas sim agrupadores os eventos musicais são mesmo os mais desejados e valorizados pelos cidadãos e de uma forma transversal às diferentes idades, não sendo por isso de estranhar que o primeiro evento desportivo seja avaliado atrás dos principais eventos musicais», refere Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy.
O estudo RepScore™, propriedade da consultora OnStrategy, avalia desde 2009 o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal. Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 50.000 cidadãos online, presencialmente e por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.