Sabe quando (e onde) surgiu o Dia do Trabalhador? E em Portugal, quando se celebrou o primeiro 1 de Maio?
O Dia Internacional do Trabalhador assinala-se hoje, dia 1 de Maio, mas sabe qual a sua origem? Nós explicamos.
Este dia tem origem na histórica greve geral de Chicago, ocorrida a 1 de Maio de 1886, na qual foram reivindicadas melhores condições laborais e salariais. A data foi oficializada a 14 de Julho de 1989, no Congresso Operário Internacional, em Paris.
Pode dizer-se que foi este primeiro acontecimento que deu origem à celebração de um dia dedicado ao trabalhador, mas, na verdade, a exigência por melhores condições de trabalho começou anos antes.
Antes das manifestações de 1886, já se assinalava o dia do trabalhador, sem ele existir na realidade. A primeira vez foi a 5 de Setembro de 1882, uma terça-feira, quando a Central Sindical Laboral (“Central Labor Union”) desafiou outras cidades e estados americanos a fazerem o mesmo. A verdade é que, em 1894, todos os estados comemoravam o dia do trabalhador, em Setembro.
É por isso que, ao contrário da maioria dos países, que celebra este dia no primeiro de Maio, os Estados Unidos e o Canadá assinalam o dia do trabalhador na primeira segunda-feira de Setembro.
Na Europa, o «Dia do Trabalhador» é celebrado e, por norma, comemora-se a 1 de Maio, data que pode variar de país para país. Em França, o governo diminuiu a carga horária de trabalho para as oito horas, em 1919, e proclamou o dia 1 de Maio como feriado.
Em Portugal, o feriado começou a ser assinalado logo em 1890, mas as comemorações cessaram com o início do regime do Estado Novo. Posteriormente, o 1.º de Maio voltou a ser festejado em Maio de 1974, oito dias depois a Revolução dos Cravos.