Sabia que há muitos anúncios de emprego “ocultos”? Pode ser a sua vantagem para conseguir trabalho
Um antigo colega de trabalho liga-lhe com uma proposta de trabalho que não chega sequer à internet, ou uma mensagem de LinkedIn que lhe abre portas para uma nova oportunidade profissional. Estes são exemplos de uma nova tendência que tem crescido durante a pandemia: anúncios de trabalho “ocultos”, com ofertas que muitos não chegam sequer a saber que existem.
Este tipo de ofertas, que as próprias empresas não tornam vísiveis, aumentaram 5,5% durante pandemia, em comparação com a queda vertiginosa dos anúncios públicos, que caíram mais de 70%. Um autêntico “mercado de trabalho oculto”, exposto por uma análise da LHH, consultora do grupo Adecco.
De acordo com o estudo publicado em Espanha, a oferta de emprego pública caiu durante o ano passado – cerca de 80% dos trabalhos não foram obtidos através de candidaturas e pesquisas através da internet, mas sim através de um networking mais eficaz.
A experiência da Adecco em Portugal é muito similar. De acordo com a empresa de recursos humanos, uma rede de contactos bem trabalhada, permite identificar um perfil antes ainda da colocação da oferta pública, o anúncio no chamado “mercado aberto”. Uma rede de contactos que inclui, esclarece a empresa, pessoas que estão registadas na base de dados, que estiveram em processos de recrutamento anteriores, pessoas que fazem pesquisas no Linkedin ou até pessoas que constam das redes sociais da empresa e que interajam nas publicações.
Para Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, “sempre fez parte da metodologia de trabalho da empresa priorizar esta rede de ex-colaboradores para os processos de recrutamento”. “Só após a consulta desta rede de contactos é que divulgamos as ofertas em mercado aberto”, esclareceu a responsável em entrevista à Human Resources, confirmando que a (re)colocação de ex-colaboradores, ou mesmo o pedido de “passar a palavra”, é muito frequente no recrutamento.
A grande vantagem do “mercado de trabalho oculto”: rapidez
Segundo a Adecco Portugal, uma das grandes mais-valias desta forma de recrutamento é a resposta em tempo recorde, uma vez que a empresa recorre a pessoas que constam já de uma “carteira” de candidatos.
“Há momentos em que somos verdadeiros gestores de carreira de trabalhadores/candidatos”, destacou a CEO da empresa que assume ter como metodologia dar oportunidade a quem já faz parte da equipa.
A Adecco Portugal tem inclusive um programa de recomendações, em que incentiva os colaboradores internos e externos a recomendarem profissionais que conheçam para ocuparem as vagas. “Só depois de ultrapassadas estas duas etapas e todos os nossos processos de selecção com contactos que já foram feitos previamente é que passamos a um anúncio público”, explicou Carla Rebelo.
Conselhos para vingar no “mercado de trabalho oculto”
A melhor maneira de entrar neste mercado de trabalho, longe dos anúncios públicos, é manter uma rede de contactos activa, nomeadamente através de plataformas digitais – o LinkedIn é uma óptima ferramenta para o conseguir.
Mantenha os seus contactos actualizados. Informe os seus contactos sobre o que procura, o seu progresso, o que pode ser do seu interesse.
Aproveite ao máximo as suas redes sociais. Actualize o seu perfil. Ter uma boa posição nas redes sociais profissionais, com um perfil que mostre os seus ideais de projectos futuros, focado na actividade, empresa ou sector em que gostaria de trabalhar.
Envie o seu currículo, mesmo sem ser solicitado. Aposte na candidatura espontânea. Analise o mercado, que empresas procuram profissionais e que tipo de perfis procuram. Apresente-se às empresas que sejam do seu interesse, mostre a sua disponibilidade e o seu perfil.
Defina o objectivo de cada contacto. Prepare as conversas, não improvise. Analise a sua intervenção depois de cada contacto e reflicta sobre o que poderia ter pedido de forma diferente e que pode implementar em conversas futuras.