Saiba como preparar a sua empresa para a transformação digital

«As empresas estão sob pressão para digitalizar o customer journey, mas há muitas considerações que os líderes de negócios precisam de ter em conta antes de iniciarem este processo», alerta uma análise da empresa de recrutamento Hays. A consultora deixa algumas dicas.

 

De acordo com a análise, «a transformação digital tornou-se essencial para o sucesso dos negócios», no entanto, o processo «é extremamente complexo e as empresas devem garantir que estão preparadas, assim como os seus colaboradores».

Dirk Hahn, Hays Group Strategic director, deixa a garantia: «Se está a utilizar a análise preditiva para prever comportamentos ou introduzir chatbots, através de Inteligência Artificial (IA) para oferecer um serviço eficiente e equiparável à concorrência, terá de fazer mudanças». Isso implica «uma grande reformulação dos processos de negócios, que exige foco, tempo, recursos financeiros e humanos para oferecer uma experiência ao utilizador que possa ser competitiva na era digital», aponta.

 

Não ter medo de falhar
Para o responsável, as empresas devem começar por encorajar os colaboradores a ter menos receio de arriscar. «Não tenha medo de alterar processos que não estão a funcionar, mas se a mudança não levar a uma melhoria precisará de estar pronto para repensar na sua estratégia. (…) Esteja preparado para aprender com os erros e seguir em frente utilizando o que aprendeu», recomenda.

Acrescenta também que, para que a transformação digital seja bem-sucedida as empresas devem fomentar uma cultura empresarial de abertura, que incentive à inovação e à mudança digital, mas que ao mesmo tempo seja realista. «Se os colaboradores se sentirem parte do processo da transformação digital, eles irão perceber quais os obstáculos desde o início», explica.

 

Compreender a cultura do local de trabalho
«É necessário mostrar aos colaboradores o que se irá fazer, como e o porquê. A comunicação não é apenas de cima para baixo e, por isso, será necessário estar aberto a ideias (e perguntas) de todos os envolvidos no processo», reforça.

Dirk Hahn acrescenta ainda que «é pouco provável que uma empresa já tenha as competências necessárias para realizar a digitalização», sublinhando que «muitas vezes. as empresas podem precisar de procurar o talento indicado fora do seu próprio negócio».

Ler Mais