Saiba como promover a saúde mental da sua equipa

Problemas de saúde mental muitas vezes resultam de uma complexa interacção de muitos factores. Factores genéticos, sociais e económicos, e que podem ser provocados ou agravados por factores comportamentais, como abuso de álcool e drogas, pobreza, dívidas e traumas. A Organização Mundial de Saúde (OMS), defende que factores relacionados com o trabalho, também podem influenciar a saúde mental das pessoas.

 

Um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental, uso prejudicial de substâncias ou álcool, absentismo e perda de produtividade.

E um colaborador que não esteja mentalmente saudável, é inevitável que ao longo do tempo apresente falhas recorrentes na execução das suas tarefas, e demonstre alterações no humor afectando assim, o bom ambiente de trabalho, e a longo prazo, acabe por faltar.

Ajudar os colaborares a melhorar a sua saúde mental pode ser um dos passos mais importantes que os líderes podem dar para melhorar não só o bem estar destes, como também a saúde e sucesso de toda a organização.

Tendo isto em mente, a Workwell partilhou algumas dicas que as empresas devem seguir para promoverem uma boa saúde mental das suas equipas.

1. Sensibilizar os seus líderes seniores e gestores de departamento para a importância de promoverem a saúde mental das suas equipas. Educá-los para reconhecerem os sinais de alerta dos problemas mentais e treiná-los para darem resposta aos mesmos, pode ser um primeiro passo;

2. Disponibilizar a todos os colaboradores ferramentas de promoção da saúde mental baseadas em evidências. Promova por exemplo, workshops de gestão de stress dados por um terapeuta especializado, ou tenha à disposição um serviço de consultas de psicologia;

3. Realizar questionários ou rastreios de saúde mental para os seus colaboradores, de forma conseguir planear e executar estratégias e políticas ajustadas para promover programas de saúde mental no local de trabalho;

4. Envolver os colaboradores na tomada de decisões, transmitindo um sentimento de controlo e participação;

5. Promover práticas organizacionais que apoiem um equilíbrio saudável entre vida profissional e familiar;

6. Criar programas para o desenvolvimento de carreira dos colaboradores;

7. Reconhecer, parabenizar e recompensar o bom trabalho dos seus colaboradores.

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