São estas as cinco funções mais bem pagas no sector das TI (em funções “middle”). Saiba também quais as pior pagas

Adecco divulgou o seu Guia Salarial para o sector das Tecnologias de Informação, para o ano de 2024, no qual apresenta uma análise detalhada das tendências salariais, para as várias funções dentro do sector de TI, abrangendo desde posições júnior até sénior. É também referido quais as competências mais valorizadas, bem como os padrões de trabalho emergentes no mercado português.

 

Cidades como Lisboa, Porto, Braga e Coimbra continuam a ser os principais polos de contratação na área de TI em Portugal. No entanto, as cidades mais pequenas e principalmente do interior, têm a vantagem de oferecer uma melhor qualidade de vida a um custo mais baixo, o que pode influenciar positivamente a decisão na mudança dos candidatos.

Neste sentido, o sector de TI continua a vivenciar uma procura sólida por talentos especializados, o que se reflecte em salários competitivos para atrair e manter os melhores profissionais. Assim, as funções com salários mais altos, para uma posição “Middle” (entre dois a cinco anos), incluem:

  • Cloud Architect engineer (45.000€ e 60.000€)
  • System engineer (36.000€ e 46.000€)
  • Pentester (35.000€ e 50.000€)
  • Cybersecurity engineer (35.000€ aos 50.000€)
  • Software engineer (28.000€ e os 44.000€).

Em contrapartida, as posições menos remuneradas para profissionais com um nível de experiência similar, no sector de TI, englobam:

  • Computer scientist (17.000€ aos 27.000€)
  • Técnico de Suporte de Redes (18.000€ e 24.000€)
  • Software analyst (21.000€ aos 31.000€)
  • ERP/SCM/CRM consultant (26.000€ e 40.000€)
  • Database administrator (28.000€ e os 40.000€).

Apesar de as condições salariais assumirem ainda um papel preponderante no que toca à compensação de perfis de TI, observa-se também uma tendência crescente na valorização de outros benefícios que contribuem para a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e que são determinantes para a atracção e fidelização de talentos.

Entre eles estão a possibilidade de ter um plano e oportunidades de desenvolvimento de carreira oferecidos pela empresa, que demonstram um compromisso com o crescimento pessoal e profissional. A identificação com a missão e os valores da empresa também se destaca, pois, trabalhar por um propósito que se alinha com os seus valores individuais gera um maior sentido de satisfação e pertença.

A flexibilidade de horários e o modelo de trabalho remoto são igualmente apreciados, reflectindo a procura por um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, uma vez que estas opções permitem aos profissionais gerir o seu tempo de forma mais eficaz, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.

Por outro lado, benefícios adicionais como seguros de saúde para o colaborador e para a sua família, políticas de bem-estar, e compensação variável baseada em resultados alcançados são também altamente valorizados. Estes benefícios não só melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, como também demonstram um reconhecimento tangível do seu empenho e contributo para o sucesso da empresa.

O mercado de trabalho em TI, cada vez mais, valoriza profissionais completos, que não só dominem os aspectos técnicos da sua função, mas que também se alinhem com a missão e os valores da empresa, ou seja, além da expertise técnica, as competências mais valorizadas incluem: autonomia, espírito de equipa, liderança, capacidade de comunicação e identificação com o projeto em causa. Além disso, as empresas valorizam ainda profissionais que se envolvam com as equipas, saibam lidar com Clientes e sejam capazes de gerir projectos e apresentar soluções inovadoras.

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