São estas as quatro principais tendências do futuro da aprendizagem
A CEGOC, empresa que integra o grupo CEGOS, apresentou os resultados do estudo internacional “Transformation, Skills & Learning”, que teve como principal objectivo analisar e compreender o momento o impacto da pandemia no futuro próximo de todos os profissionais, organizações e prestadores de serviços do sector da formação e desenvolvimento profissional. O estudo revela uma aceleração de quatro tendências fundamentais.
1. O desenvolvimento de competências está a tornar-se cada vez mais estratégico
O estudo revela que os directores de Recursos Humanos (RH) reconhecem que as competências utilizadas em 45% das profissões existentes nas organizações poderão tornar-se obsoletas nos próximos três anos.
O desenvolvimento de competências é a primeira alavanca activada por 75% dos departamentos de RH para lidar com o impacto das transformações tecnológicas. Já 89% das organizações ajustaram a sua oferta formativa durante a crise pandémica.
Em resposta às transformações tecnológicas, 69% dos responsáveis de RH optaram pelo upskilling dos profissionais existentes e 48% contrataram profissionais com novos perfis.
2. A transformação digital na formação está a acelerar
81% dos responsáveis de RH consideram que será dada maior ênfase à formação online à distância depois da pandemia e 64% dos colaboradores participaram em percursos de aprendizagem à distância durante o confinamento. Já 21% dos colaboradores estão preocupados com a utilização da tecnologia;
3. A necessidade de consolidar competências sociais e digitais está a aumentar
É o que afirmam os responsáveis de RH, que as soft skills, competências sociais, comportamentais e humanas (34%) e as competências digitais (35%) precisam de ser rapidamente reforçadas.
Por outro lado, 77% dos colaboradores consideram que as transformações digitais podem alterar por completo a sua forma de trabalhar e 27% dos colaboradores afirmam que as transformações digitais podem levar à extinção dos seus postos de trabalho.
4. Os colaboradores estão cada vez mais envolvidos na sua formação
Quase todos (90%) dos colaboradores europeus estão dispostos a aceder a percursos de aprendizagem por conta própria para responderem eficazmente às mudanças nas suas profissões e no mercado de trabalho. E 45% dos colaboradores estão dispostos a financiar parte da sua formação; enquanto 71% dos colaboradores aceitariam frequentar uma formação no seu tempo livre.