SAP vai apoiar empresas sociais e negócios sustentáveis

A SAP lançou a 5 & 5 by ’25, uma iniciativa corporativa que tem como objectivo alocar 5% das despesas elegíveis (em contraposição aos gastos totais, consideram somente os pedidos de bens e serviços de uma organização que possam ser satisfeitos por uma empresa social e negócio sustentável) a empresas sociais e negócios sustentáveis até 2025.

 

Com o estabelecimento desta meta, a SAP pretende inspirar as organizações de todo o mundo a comprar mais bens e serviços junto de fornecedores com este propósito e conseguir um impacto colectivo positivo nas sociedades onde operam.

Segundo o Banco Mundial, no último ano, o gasto mundial em compras foi de quase 14 mil milhões de euros. Ao direccionar-se uma pequena fracção desse gasto para empresas sociais certificadas e fornecedores locais e sustentáveis, espera-se uma maior capacidade na mitigação e resolução de alguns dos problemas sociais e ambientais mais prementes em todo o planeta.

Com base em projectos-piloto, levados a cabo em mercados seleccionados, a SAP estima que poderá encaminhar quase 60 milhões de euros dos seus gastos elegíveis por ano para empresas sociais e negócios sustentáveis, até 2025.

Se as restantes empresas que se encontram cotadas no DAX (principal índice do mercado de ações alemão) se associarem a esta iniciativa, estima-se que este valor possa chegar aos 2,5 mil milhões de euros. E caso as empresas que fazem parte do Fortune 500 sejam sensibilizadas para a importância deste apoio, há um potencial de negócio a rondar os 25 mil milhões de dólares.

Adaire Fox-Martin, membro do Conselho de Administração da SAP, responsável pela área de Customer Success, e nomeada recentemente Global Buy Social Ambassador para Empresas Sociais no Reino Unido, anunciou a iniciativa 5 & 5 by ’25 no evento Procurement Reimagined da SAP, em Singapura. «Todas as empresas em todos os sectores necessitam de efetuar as mais variadas compras. Todos necessitamos de jardineiros nos nossos escritórios, comidas e bebidas nas nossas cafetarias e artigos de escritório. Estes e muitos outros são produtos e serviços que podem ser fornecidos por empresas sociais e negócios sustentáveis. Assim, e já que estamos a gastar dinheiro, por que não despendê-lo com fornecedores que também geram um impacto social?».

E acrescentou, «juntamente com os nossos clientes, parceiros e fornecedores de empresas sociais ou sustentáveis propomo-nos a expandir as compras de cariz social onde exista a infraestrutura para o efeito. Mas também temos intenção de estabelecer essas infraestruturas e criar essa capacidade onde ainda não exista. Convidamos todo o nosso ecossistema a participar, juntando-se a nós neste compromisso. Assim como a ajudar na construção e desenvolvimento de um percurso que torne real esta ambição, de modo a encontrarmos um melhor modelo de crescimento para o Planeta».

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