Schneider Electric nomeia novo vice-presidente executivo

A especialista global em gestão de energia e automação nomeou Peter Herweck como vice-presidente executivo da unidade de negócio indústria e membro do comité executivo.

Peter Herweck, actualmente com 50 anos, tem um vasto percurso profissional na indústria da automação, tendo passado pelas multinacionais Mitsubishi e Siemens.

De nacionalidade alemã, iniciou a sua carreira na Mitsubishi Electric como engenheiro de software no Japão, antes de, em 1993, integrar a Siemens, onde ocupou vários cargos na área da automação na Alemanha e nos Estados Unidos da América. Em 2004, foi membro do conselho de administração e presidente do grupo Automation & Drives na Siemens Ltd. China. Quatro anos mais tarde, tornou-se presidente do sector Indústria para o nordeste Asiático. Em 2011, foi nomeado director de estratégia empresarial e vice-presidente corporativo. Em 2014, passou a chief executive officer (CEO) da divisão indústrias de processos & drives.

Peter Herweck estudou tecnologia de automação na Universidade de Ciências Aplicadas de Saarland, na Alemanha, e fez um mestrado em engenharia eléctrica na Universidade de Metz, em França. Tem um MBA e concluiu o Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School.

O responsável sucede a Clemens Blum, vice-presidente executivo da unidade de negócio indústria e membro do comité executivo, que vai passar à reforma a partir de 31 de Dezembro de 2016. Herweck vai integrar a Schneider Electric a partir de dia 1 de Outubro de 2016. Após um período de inclusão de três meses para um melhor conhecimento da Schneider Electric e dos seus colaboradores, será o responsável pela unidade de negócio Indústria a partir de 1 de Janeiro de 2017.