SCML: O que é para todos, começa em nós

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acredita que os valores da empresa começam “em casa”. Apostar nas valências e características únicas dos seus colaboradores, fazendo-os sentirem-se parte essencial de uma grande estrutura, é um modelo que a SCML tem na linha da frente nas suas diversas áreas de actuação e que tem contribuído para o sucesso da instituição.

A confiança e os valores que defendem começam, precisamente, em casa. E esta parece ser a base da comunicação de uma marca como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que, acima de tudo, acredita no valor dos seus colaboradores e os incentiva a serem eles próprios e a fazerem mais e melhor no seu dia-a-dia, de forma a que a qualidade da sua acção junto dos mais vulneráveis e desprotegidos continue a ser assegurada em harmonia com os princípios fundadores e com a missão da instituição.

Num universo de mais de seis mil colaboradores, sendo que 76% são mulheres e 2,7% são pessoas com necessidades especiais, são mais de 20 as nacionalidades que todos os dias compõem a “família Santa Casa”. É, nesse sentido, importante haver uma comunicação interna forte, baseada na proximidade e que privilegia os talentos dos seus colaboradores. A SCML acredita, por isso, que o sucesso está na capacidade de fazer as equipas sentirem que são partes integrantes de um único todo. Para Maria João Matos, directora de Comunicação e Marcas da instituição, «todos os colaboradores são parte fundamental da instituição e ao abraçarem diariamente as nossas causas, colaboram para o sucesso da marca Santa Casa».

Como forma de elevar o sentido de pertença dos seus colaboradores, a Santa Casa apoia-se numa comunicação interna estruturada e robusta, focada em dar resposta às expectativas e anseios dos seus colaboradores, assim como em acções direccionadas para fomentar o espírito de equipa e de entreajuda entre todos os elementos da grande instituição. «Durante a pandemia recentrámos a estratégia com o objectivo de fortalecer a relação directa com e entre os colaboradores. Nos últimos meses, temos desenvolvido respostas integradoras e acções motivacionais para manter o alinhamento entre as equipas, até porque existem muitos os colaboradores em regime de trabalho híbrido ou em teletrabalho», salienta Maria João Matos. São, nesse sentido, diversas as actividades que promovem ao longo do ano e que têm como principal meta unir os colaboradores, deixando espaço para que estes se dêem a conhecer não só na função que desempenham diariamente, mas também pelas capacidades e talentos que muitas vezes estão escondidos de todos.

 

Arraial Santa Casa
Após dois anos sem poderem estar juntos, devido à pandemia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa resgatou “a festa que também celebra a família Santa Casa”. Em plena época balnear, na praia de São Julião, na Ericeira, mais de mil colaboradores e respectivas famílias foram convidados a desfrutar de um dia de convívio e diversão. Com actividades ao ar livre, foram saboreadas as tradicionais sardinhas das festas dos Santos Populares, porco assado no espeto e, para os mais gulosos, não faltaram as barraquinhas com Bolas de Berlim e gelados.

Ao longo do dia, “miúdos e graúdos” aproveitaram, ainda, as sessões de Arborismo, uma actividade desportiva sobre plataformas entre as árvores, com vários percursos com obstáculos e em dificuldade crescente. Os menos aventureiros usufruíram de actividades mais calmas, aproveitando para passear, socializar, conviver e experimentar as iguarias típicas dos arraiais. E como uma festa só o é verdadeiramente com muita música, uma banda surpresa assegurou a animação. «O Arraial Santa Casa é mais do que uma festa. É uma oportunidade para celebrar a grande família que é a Santa Casa e promover o convívio entre colegas», refere a directora de comunicação e marcas.

 

Talentos da casa
E porque todas as pessoas são mais do que o seu trabalho, a SCML promove também junto dos colaboradores, uma iniciativa que lhes dá a oportunidade de partilharem com os seus colegas outras facetas e talentos. O Talentos Santa Casa é um concurso interno que promete revelar as habilidades (algumas das quais escondidas) de alguns dos colaboradores e não se trata apenas de uma acção de diversão. Os concorrentes que reúnam a preferência dos votos são efectivamente recompensados pela instituição. Este ano, os prémios consistem na oferta de mil euros em cartão para a primeira posição, 500 euros em cartão para o segundo classificado e 250 euros em cartão para a terceira posição deste ranking de talentos. Seja cantar, dançar, tocar, escrever, contar piadas, andar de andas ou qualquer outra aptidão, o que interessa é que cada um tenha a oportunidade de mostrar uma capacidade especial e com potencial. Os talentos escolhidos, após uma selecção inicial, tiveram como primeira missão revelar os seus dotes aos colegas, no palco do Arraial Santa Casa. A grande final terá lugar dia 16 de Dezembro e serão os colegas a votar “no melhor dos melhores”. Fado, actuações a solo, canto e dança da autoria de duas artistas, todos estão em cima da mesa para ser o grande finalista. As expectativas estão ao rubro, movimentando os colaboradores num objectivo que vai além das suas funções do dia a dia e criando uma forma de relação mais empática e pessoal com as pessoas com quem se partilha mais tempo.

 

Diversidade e Inclusão
Desde há muitos anos que os conceitos de diversidade e inclusão são aplicados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa junto dos seus utentes e colaboradores, pois a instituição trabalha diariamente para promover locais inclusivos, onde se privilegia a ética, a heterogeneidade e a não-discriminação. A Santa Casa orgulha-se e promove a diferença como algo natural e inerente aos valores da instituição mas entende que ainda há um longo caminho a percorrer para que a sociedade se torne verdadeiramente inclusiva, razão pela qual, a par da elaboração da Política de Diversidade e Inclusão da SCML, tem realizado várias iniciativas com o intuito de promover estes valores, como webinars, a participação no Mês Europeu da Diversidade e, mais recentemente, a realização de um filme institucional, que resultou numa vigorosa campanha interna, em que os protagonistas foram os próprios colaboradores e que foi reconhecida com o Grande Prémio APCE na área da sustentabilidade, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa. «Esta foi uma campanha em que a mensagem transmitida pelos protagonistas foi totalmente genuína, reflexo do ambiente rico que se vive na instituição e dos valores pelos quais regemos a nossa actuação», sublinha Maria João Matos.

A campanha foi promovida pelo Departamento da Qualidade e Inovação, através da sua área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em colaboração com a Direcção de Comunicação e Marcas. Lançando o desafio aos colaboradores, 50 responderam sim e oito funcionários, oriundos de diversos departamentos, foram selecionados para “dar a cara” pelos valores da igualdade, inclusão e não-discriminação. O mote era representar a diferença e a riqueza da instituição e o resultado final derivou numa campanha muito emotiva que representou realmente cada uma das pessoas focadas. A curta-metragem teve o Convento de São Pedro de Alcântara como pano de fundo, e entre “Corta” e “Acção”, os “actores” e “actrizes” levaram muito a sério a sua tarefa de representar a “Equipa Santa Casa”, dando um cunho muito próprio à campanha em defesa dos valores da igualdade, inclusão e não-discriminação, e reconhecendo a importância de promover estes valores entre as 6500 pessoas que compõem a equipa. Um universo vasto, que integra pessoas de diferentes origens geográficas, sociais e étnicas, colaboradores e colaboradoras portadoras de deficiência, pessoas de diferentes gerações ou que professam religiões distintas, com percursos educacionais e escolhas de vida diversas. Catarina Almeida, 44 anos, técnica superior de Serviço Social, é conhecida de todos os que já telefonaram para a SCML. Sendo invisual, testemunhou neste filme a oportunidade de «mostrar a importância da deficiência como uma potencialidade, como uma diversidade, como algo que faz parte da sociedade e que tem que se tornar parte das vidas de todas as pessoas».

Sob o lema “O que é para todos, começa em nós”, Paulo, Eduarda, Neli, Leandro e Irene vestiram, com orgulho, a camisola da instituição, dando rosto à primeira campanha institucional da Misericórdia de Lisboa dedicada à diversidade, à não discriminação e à inclusão.

 

Mais de Nós
Este ano decorreu, também, a segunda edição do EPIS Explicações, um projecto a cargo do Departamento de Qualidade e Inovação (DQI) e integrado no “Mais de Nós”, o programa de voluntariado corporativo da SCML, no qual colaboradores se voluntariam para assumir o papel de professores, dando explicações semanais online a crianças e jovens carenciados. Lançado em janeiro deste ano, o sucesso alcançado na primeira edição foi incontestável.

Também no âmbito do programa “Mais de Nós”, a Santa Casa desafiou os colaboradores, em mais uma acção de voluntariado corporativo, a recolher o lixo depositado no areal da praia da Ponta dos Corvos, no Seixal. A esta 12ª edição da iniciativa “Um dia pelo Ambiente” aderiram 30 colaboradores que, em pouco mais de três horas, recolheram 132 kg de resíduos. A limpeza da praia foi precedida de uma sessão informativa sobre a protecção dos oceanos e a problemática do lixo marinho e terminou com uma visita ao Moinho de Maré de Corroios.

Ao promover iniciativas entre colaboradores, estes ficam não só a conhecer-se melhor, como assumem os valores da empresa de outra forma. Afinal, muda-se por dentro e isso vê-se por fora, já dizia o anúncio .

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