Se gere um negócio, leia este guia para aprender a descomplicar e a parar para pensar (e tomar as decisões certas)
Criar um negócio é algo intenso e complexo com muitos altos e baixos. Como conseguir ter equilíbrio e pensamento estratégico na sua gestão? Ter consciência sobre como e quando parar para tomar as decisões certas é fundamental para alcançar o sucesso. E é a pensar neste desafio que os líderes das micro e pequenas e médias empresas enfrentam que surge o novo livro da Rita Maria Nunes, “Pára, pensa e transforma o teu negócio”.
Baseada na experiência da autora no mundo dos negócios – não só a nível nacional como, devido ao cargo que ocupa, a nível internacional -, esta obra pretende ser um guia sobre a forma como os líderes devem encarar o seu papel de gestor e alcançar a coerência, a ponderação e, simultaneamente, uma visão desassombrada no comando do seu negócio.
Rita Maria Nunes é filha e neta de empreendedores, queria ser médica, mas a experiência académica na área da saúde, como a própria admite, não correu bem. O mundo dos negócios e da gestão já estava no seu ADN. E a prova disso é que, entre Lisboa e São Paulo, no Brasil, liderou vários projectos empresariais que vão desde o turismo, viagens e eventos, passando pelo imobiliário, franchising e consultoria.
É, desde 2021, country manager da The Alternative Board (TAB) em Portugal, uma organização internacional que está presente em mais de 20 países no mundo e em cinco continentes que junta CEO, empresários e líderes de equipas que prestam um conjunto de serviços de consultoria estratégica, bem como a formação de conselhos consultivos, para outros empresários.
«Neste livro, a autora mostra que quem tem sucesso são os que se preparam e, acima de tudo, os que percebem que liderar passa por saber parar para tomar as decisões certas. Perita em descomplicar e apaixonada por aviação – foi entre viagens de avião que escreveu grande parte deste livro – é fã de jogos de estratégia e defende que o planeamento é rei. Para esta empresária, planeamento rima com empresas, empreendedorismo e visão de negócio, áreas nas quais é especialista», lê-se em comunicado.
Aos líderes, nesta obra, deixa a clara mensagem: “Prepara-te para o impacto antes que o impacto se prepare para ti”.