SEDES promove conferência sobre modelo dual de educação
“Formar na Empresa e na Escola: um modelo dual para Portugal” é o tema da iniciativa marcada para 15 de Janeiro, na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa.
Discutir o ensino dual em Portugal e no estrangeiro é o objectivo da conferência “Formar na Empresa e na Escola: um modelo dual para Portugal”, promovida pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, a ter lugar no dia 15 de Janeiro, na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa.
«Apesar da elevação do nível de qualificação dos jovens em toda a Europa, vivemos o paradoxo de ter milhões de jovens desempregados, enquanto muitos postos de trabalho não são ocupados por falta de candidatos adequados. É nos países, onde a formação escolar integra uma parcela significativa de formação nas empresas que as taxas de desemprego jovem são mais baixas e existe melhor alinhamento entre a procura e a oferta de qualificações», explica a SEDES na apresentação da conferência.
«Portugal, com uma das mais elevadas taxas de desemprego jovem na Europa e das mais baixas taxas de estudantes no ensino profissional, deve repensar o seu sistema de ensino, avaliando e adaptando as melhores práticas europeias e mundiais, como é o caso do Ensino Dual», acrescentam.
A iniciativa conta com a participação de Philipp Ulmer, responsável do Instituto Federal para a Formação Profissional da Alemanha e de Jorge Gaspar, presidente do IEFP.
O evento terá ainda lugar para debate. O primeiro painel, sob o tema ”Experiências de Educação Dual em empresas nacionais”, terá os contributos de responsáveis da Alstom e da DUAL, ao passo que o segundo painel, “Como incentivar o Ensino Dual em Portugal?”, conta com a participação de responsáveis da ANESPO e APG.
Mais informações na página web da SEDES.
“Formar na Empresa e na Escola: um modelo dual para Portugal”
Onde: Sede da Microsoft Portugal, em Lisboa
Quando: 15 de Janeiro, às 14h30