Seis benefícios de outsourcing em TI

A Eurotux, empresa especializada na implementação de soluções de tecnologias de informação e comunicação à medida dos seus clientes, aborda as principais vantagens inerentes à subcontratação de serviços de TI em regime de Outsourcing.

«As tecnologias de informação são essenciais para as empresas que destas dependem. A correcta implementação e gestão de sistemas e colocação em prática de processos de TI é primordial para que as equipas se possam focar nas actividades de negócio da organização e para que os decisores possam ver nas TI não apenas um veículo para o sucesso, mas também, quando possível, uma vantagem adicional ao seu negócio» lê-se em comunicado.

Mas e quando não existe capacidade interna para responder às necessidades internas? Nessas situações, a Eurotux diz que recorrer a outsourcing pode ser a resposta certa e enumera os seis principais benefícios do outsourcing de serviços de TI.

1. Equipas mais disponíveis e mais produtivas
As equipas internas de algumas organizações lidam diariamente com múltiplas actividades, algumas relacionadas com as especificidades da empresa e outras complementares, muitas vezes relacionadas com tecnologias de informação, o que não possibilita optimizar o seu trabalho

Além disso, ocupam o seu tempo com vastas quantidades de dados e processos informáticos muitas vezes demasiado complexos e morosos. Ao recorrer a outsourcing de TI, as empresas têm acesso a colaboradores da empresa prestadora de serviços com competências avançadas e especializadas na área de informática e de novas tecnologias. Dessa forma, podem reatribuir tarefas aos seus próprios colaboradores, focando-os nas actividades do seu negócio.

 

2. Know-how tecnológico sempre atualizado
A tecnologia tem um profundo impacto na esfera empresarial. Um prestador de serviços em regime de outsourcing consegue facultar as mais recentes plataformas tecnológicas aos seus clientes por uma fracção do custo da sua aquisição, com equipas com competências sempre atualizadas e em linha com as inovações de TI.

Estas empresas disponibilizam as soluções tecnológicas mais adequadas às necessidades dos diferentes clientes e com muita frequência os clientes retiram benefícios do facto de o seu fornecedor estar exposto a muitas realidades diferentes.

 

3. Processos seguros e confidenciais
Parceiros habituados a cenários de prestação de serviços em regime de outsourcing, respeitam os standards de segurança e a confidencialidade da informação do cliente, oferecendo assim as mais elevadas garantias de proteção de dados e de segurança de processos.

 

4. Maior flexibilidade e escalabilidade
Ao optar por uma empresa especializada como parceiro de outsourcing, o cliente beneficia de uma solução personalizada e adequada às suas necessidades. Este parceiro externo pode rever os processos de TI de acordo com os requisitos do cliente, fazendo a contração e a expansão que o negócio exige de acordo com a estratégia da empresa e os seus resultados.

 

5. Disponibilidade à medida
O prestador de serviços de outsourcing assegura uma disponibilidade de acordo com o que o cliente solicitar, desde o horário laboral até a prestação de serviços de forma contínua (24 horas por dia). Desta forma, o cliente consegue cumprir prazos e ficar tranquilo no que respeita às necessidades de gestão e manutenção no parque de TI – tarefas a cargo do Outsourcer. O prestador de serviços está sempre disponível para as tarefas contratadas.

 

6. Redução de custos
Ao subcontratar um prestador de serviços de Outsourcing, o cliente consegue reduzir a despesa fixa com equipas próprias e colaboradores internos da empresa. Além da especialização e constante atualização de conhecimentos das equipas do Outsourcer, os contratos de prestação de serviços neste modelo são compensatórios do ponto de vista financeiro, já que permitem a redução da despesa sem comprometer – e mesmo melhorando – a qualidade do serviço.

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