Seis benefícios do mindfulness nas empresas
O mindfulness – ou «atenção plena» – começa a ganhar alguma expressão no mundo corporativo e pode ser um aliado das empresas que querem aumentar a produtividade, de acordo com a Adecco Training, divisão do grupo Adecco especializada em soluções integradas de formação e desenvolvimento. Conheça os benefícios desta prática.
Segundo a Adecco Training, o mindfulness pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em 20%. «O mindfulness ajuda os trabalhadores a serem mais calmos, focados e saudáveis, a ter maior controlo sobre as suas emoções e estimula a memória. Tudo isso torna as pessoas mais produtivas e felizes no seu trabalho», refere.
Acrescenta ainda que, embora ainda seja pouco habitual entre as empresas portuguesas, «tornou-se nos últimos 30 anos um dos métodos de meditação mais utilizados no Ocidente e com resultados mais eficazes a nível pessoal e profissional». Entre os principais benefícios da prática, destaca:
- Melhoria de desempenho: aumenta e melhora o raciocínio verbal e a memória.
- Facilita a recuperação do stress: reduz os níveis de ansiedade dos trabalhadores e os tempos de recuperação após um período de stress.
- Facilita o trabalho: a prática contínua de mindfulness torna as pessoas menos críticas em relação às outras e melhora a sua capacidade de ouvir, melhorando, assim, a relação entre pares.
- Diminui as baixas por incapacidade temporária: não apenas aquelas relacionadas com stress, mas também as causadas por constipações e infecções respiratórias.
- Melhora a inteligência emocional: ajuda a controlar a dor e as emoções de forma mais eficaz.
- Aumentar a eficiência: aumentando a atenção, a memória e a gestão emocional, o trabalhador sentir-se-à muito mais eficaz na tomada de decisões e isso torna-o uma pessoa mais produtiva no trabalho.