Seis perguntas que revelam se tem o que é preciso para ser CEO
Desde criança que sonha um dia fundar um negócio e assumir as rédeas de uma grande empresa como CEO? A questão é: tem o que é preciso para liderar? Descubra aqui.
Ser CEO não é para quem quer, é para quem pode. Mas se a sua resposta às seguintes perguntas for «sim», há fortes probabilidades de ser um CEO em potência, de acordo com a “Business Insider”.
1. Está disposto a superar desafios para perseguir o seu sonho?
É preciso correr riscos para ser um grande empreendedor. Em primeiro lugar, deve estar consciente de que está a escolher deixar para trás um emprego tradicional, das oito às cinco, para embarcar numa aventura com os seus altos e baixos. E, por vezes, mais baixos que altos.
2. Está pronto para assumir a responsabilidade?
Dirigir um negócio, independentemente da indústria ou da quantidade de pessoas a seu cargo, é uma tarefa árdua. Terá de investir mais tempo e energia do que alguma vez imaginou ser possível e, se algo der para o torto, a responsabilidade irá recair sobre os seus ombros. Peça desculpa, se necessário, mas lembre-se que é altamente provável que cometa ainda mais erros no futuro.
3. Consegue pensar fora da caixa?
Uma característica comum a todos os CEO é a capacidade que têm para encontrar soluções inteligentes para resolver problemas. E boas notícias: os CEO que prosperam e sobrevivem tendem a ser aqueles que encaram os desafios de frente. A criatividade vai diferenciá-lo.
4. É bom comunicador?
O sucesso em cargos de liderança está associado à forma como comunica e é visto pelos outros.
5. É valente?
O empreendedorismo não é para fracos. O segredo para lidar com o feedback tem a ver com confiança. Nem todos vão estar de acordo com as suas decisões, mas, por vezes, esses são os passos mais determinantes. Mantenha-se firme e avance em direcção ao seu objectivo.
6. Consegue desligar-se?
Lá por ter um trabalho intenso não significa que não consigo encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e o lado pesoal. Encontre formas de aliviar o stress, como yoga, e permita-se a fazer pausas. Desactive as notificações do e-mail, se necessário. Só assim estará com energia para assumir a próxima tarefa.