Seis tendências que vão influenciar as marcas para o ano
Com o final do ano a aproximar-se, o branding tem vindo a dar sinais de transformações significativas. Nesse sentido, a Shift Your Branding Agency, destaca cinco tendências que vão influenciar as marcas em 2025.
1. Sustentabilidade e Ética
A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade estratégica. Em 2025, as marcas que incorporarem práticas éticas e ambientais no seu ADN estarão melhor posicionadas para conquistar os consumidores mais conscientes e exigentes. A transparência radical sobre processos produtivos e o impacto ambiental será uma exigência para construir confiança e relevância.
A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade estratégica. Em 2025, as marcas que incorporarem práticas éticas e ambientais no seu ADN estarão melhor posicionadas para conquistar os consumidores mais conscientes e exigentes. A transparência radical sobre processos produtivos e o impacto ambiental será uma exigência para construir confiança e relevância.
2. Experiência de Marca e Fadiga Digital: Um Novo Equilíbrio
Uma certa “fadiga digital” está a levar os consumidores a procurar experiências mais significativas e táteis. Em 2025, as marcas expandirão os limites da experiência sensorial. Experiências multissensoriais permitirão conexões emocionais mais profundas. As marcas que melhor conseguirem equilibrar o digital com interações humanas e imersivas marcarão a diferença. A combinação de múltiplas tecnologias com espaços físicos e experiências tangíveis serão cruciais para criar momentos únicos e memoráveis.
Uma certa “fadiga digital” está a levar os consumidores a procurar experiências mais significativas e táteis. Em 2025, as marcas expandirão os limites da experiência sensorial. Experiências multissensoriais permitirão conexões emocionais mais profundas. As marcas que melhor conseguirem equilibrar o digital com interações humanas e imersivas marcarão a diferença. A combinação de múltiplas tecnologias com espaços físicos e experiências tangíveis serão cruciais para criar momentos únicos e memoráveis.
3. Personalização
A personalização não é mais uma opção, mas uma exigência. Com a Inteligência Artificial (IA), as marcas conseguem adaptar comunicações, produtos e serviços de forma precisa às preferências de cada consumidor. Contudo, o desafio será humanizar estas interações digitais, garantindo empatia e autenticidade em todas as conexões.
A personalização não é mais uma opção, mas uma exigência. Com a Inteligência Artificial (IA), as marcas conseguem adaptar comunicações, produtos e serviços de forma precisa às preferências de cada consumidor. Contudo, o desafio será humanizar estas interações digitais, garantindo empatia e autenticidade em todas as conexões.
4. Transparência e autenticidade
Os consumidores de hoje procuram transparência e autenticidade em todos os aspectos. Dar a conhecer os seus valores, reconhecer os seus erros e abrir um canal directo para falar com os seus consumidores são algumas das formas que as marcas devem usar para se tornarem mais confiáveis aos olhos dos consumidores. O storytelling continuará a ser uma ferramenta muito poderosa, com os consumidores a exigirem histórias reais e autênticas. Marcas que mostrem verdade e vulnerabilidade irão diferenciar-se num mercado saturado de promessas superficiais.
Os consumidores de hoje procuram transparência e autenticidade em todos os aspectos. Dar a conhecer os seus valores, reconhecer os seus erros e abrir um canal directo para falar com os seus consumidores são algumas das formas que as marcas devem usar para se tornarem mais confiáveis aos olhos dos consumidores. O storytelling continuará a ser uma ferramenta muito poderosa, com os consumidores a exigirem histórias reais e autênticas. Marcas que mostrem verdade e vulnerabilidade irão diferenciar-se num mercado saturado de promessas superficiais.
5. Inclusão e Diversidade: Um Reflexo da Sociedade
As marcas não podem mais ignorar a diversidade. Em 2025, a inclusão será a base de todas as estratégias de branding, indo além da representatividade visual para abordar questões profundas de equidade e acessibilidade. Marcas que criem conteúdos, produtos e experiências que celebrem e representem a pluralidade da sociedade estarão na vanguarda.
As marcas não podem mais ignorar a diversidade. Em 2025, a inclusão será a base de todas as estratégias de branding, indo além da representatividade visual para abordar questões profundas de equidade e acessibilidade. Marcas que criem conteúdos, produtos e experiências que celebrem e representem a pluralidade da sociedade estarão na vanguarda.
6. Comunidades em torno das marcas
As marcas deixaram de ser vistas como apenas fornecedoras de produtos ou serviços. Por isso, aquelas que criem comunidades enraízadas em valores e interesses comuns vão conseguir gerar um sentimento de pertença e promover ligações significativas com os seus consumidores, tornando-os em verdadeiros embaixadores da marca. Com base nas actuais e emergentes dinâmicas de mercado, estas são as principais tendências que vão moldar o mundo do branding no próximo ano. Assim, 2025 será o ano em que a criatividade, a empatia e o propósito definirão o sucesso das marcas. Num cenário em que os consumidores esperam valores e experiências, além dos próprios produtos e serviços, as marcas que souberem equilibrar a inovação tecnológica com a autenticidade e a conexão humana estarão preparadas para liderar o futuro. Assim, 2025 será o momento para transformar tendências em impacto e criar marcas que inspiram e moldam o mundo.
As marcas deixaram de ser vistas como apenas fornecedoras de produtos ou serviços. Por isso, aquelas que criem comunidades enraízadas em valores e interesses comuns vão conseguir gerar um sentimento de pertença e promover ligações significativas com os seus consumidores, tornando-os em verdadeiros embaixadores da marca. Com base nas actuais e emergentes dinâmicas de mercado, estas são as principais tendências que vão moldar o mundo do branding no próximo ano. Assim, 2025 será o ano em que a criatividade, a empatia e o propósito definirão o sucesso das marcas. Num cenário em que os consumidores esperam valores e experiências, além dos próprios produtos e serviços, as marcas que souberem equilibrar a inovação tecnológica com a autenticidade e a conexão humana estarão preparadas para liderar o futuro. Assim, 2025 será o momento para transformar tendências em impacto e criar marcas que inspiram e moldam o mundo.