Ser líder, e gerir carreira e vida pessoal não é fácil. Mas é possível. Duas mulheres explicam como
Tem-se assistido a uma transformação evidente no conceito de liderança, quer aplicado ao mundo empresarial, quer na forma como se encara a vida pessoal. No livro, «Liderar», Carolina Afonso e Sandra Alvarez, com as suas histórias pessoais e profissionais, desvendam como tem sido o caminho de ambas como líderes.
Longe da concepção do líder intocável e distante, compartilham as próprias experiências, retratando uma liderança «feita de pessoas reais, expostas a dúvidas, receios e falhas, mas igualmente capazes de fazer escolhas, aprender, crescer e inspirar. Mostrando como ser líder está ao alcance de quem se queira nisso empenhar».
A propõe reflexões sobre a diferença entre ser e sentir-se líder, as principais caraterísticas destes, a pertinência de ter objectivos, a gestão de prioridades e de tempo, o valor da automotivação, o desafio de gerir pessoas e o papel do feedback, a importância de concretizar, as responsabilidades de um líder ou o compromisso deste com a sociedade, trabalhando uma postura de giveback.
«Pode até não parecer, mas mais do que oferecer ferramentas para liderar equipas, este livro oferece competências para cada um se liderar a si mesmo na direção de uma vida mais gratificante. É um convite a explorar a liderança como um catalisador de mudanças, tanto no domínio profissional, quanto na vida pessoal», lê-se em comunicado.