Serão estas as funções (e competências) mais procuradas no sector de Cuidados de Saúde e Ciências da Vida em 2024
A empresa de recrutamento Michael Page lançou o estudo anual sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão. São estas as tendências para o sector de Healthcare & Life Sciences.
Em 2023, o sector de Healthcare & Life Sciences foi um dos mais dinâmicos. Ao contrário de anos anteriores, as áreas mais técnicas foram as que apresentaram maior crescimento, nomeadamente: Qualidade, Assuntos Regulamentares e Direcção Técnica (QPs).
Na área comercial, destacaram-se as posições de Desenvolvimento de Negócio Internacional, tanto ao nível de especialistas como de management (com maior destaque na área do Canábis Medicinal), assim como Key Account managers transversalmente aos vários subsectores (no entanto, com maior procura pela área de Consumer Healthcare).
Na área do marketing, tem existido um enorme investimento na maior qualificação destes profissionais, destacando-se a aposta em competências de Marketing Digital e Ecommerce. Por fim, na área de medical, apesar de um menor crescimento, mantém-se a procura e dinâmica inerente ao sector.
Competências qualificadas na área das ciências da saúde, gestão e marketing continuam a ser uma mais-valia para este sector, que procura candidatos que reúnam competências técnicas e comportamentais. Entre as funções mais procuradas encontram-se delegado de Canal Farmácia, Quality Control manager, Digital Marketing manager e Medical manager.
Em termos salariais, tem-se registado um aumento, nomeadamente em perfis globais e ligados à estratégia e desenvolvimento do negócio, e valorização de benefícios como o seguro de saúde, viatura, ginásio, plano de poupança reforma ou teletrabalho. No topo da tabela de remuneração, o perfil de Business Unit manager/director pode auferir até 150 mil euros, Sales & Marketing manager 90 mil euros e Sales manager 77 mil euros.