Sete dicas (simples) para melhorar o trabalho de equipa

Os membros de uma equipa são a força de uma empresa, são eles que realizam todas as acções que permitem o crescimento e o sucesso de uma empresa. Estimular a união de uma equipa deve ser encarado pela organização como uma estratégia eficaz no aumento da produtividade e satisfação profissional.

 

A pensar nisto, o site Ekonomista partilhou sete dicas como trabalhar em equipa para trabalhar em equipa e alcançar bons resultados.

1. Comunicar de forma clara e construtiva

Uma comunicação clara e objectiva dentro da equipa é fundamental para o seu sucesso profissional. Comunicar eficazmente constrói bons relacionamentos entre as pessoas e aumenta a sua motivação, desempenho e produtividade no trabalho. Exponha as suas ideias e certifique-se sempre que está a ser compreendido.

2. Respeitar as diferenças

É fundamental saber respeitar a individualidade de cada membro da equipa. Torna-se inevitável que surjam distintas opiniões, atitudes e ideias no seio de um grupo com pessoas diferentes. O desafio passa por saber valorizar as diferenças e transformar as mesmas em oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e partilha.

Em vez de entrarem em conflito para tentarem resolver uma adversidade, os membros da equipa devem partilhar soluções que permitam obter bons resultados em prol de um objectivo comum.

3. Capacidade de resiliência

Saber como trabalhar em equipa em situações de pressão, mudança e conflito é uma competência fundamental para alcançar bons resultados. É importante ter a capacidade de transformar situações adversas ou inesperadas em oportunidades criativas e de desenvolvimento profissional.

4. Estabelecer relações de confiança

A confiança é fundamental na construção de relacionamentos. Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria um espaço aberto de comunicação, partilha, fluxo de ideias, superação de diferenças, produtividade e satisfação profissional.

 

5. Partilhar conhecimento

É importante partilhar ideias, opiniões, experiências e habilidades, criar um ambiente de trabalho onde impere a confiança, a transparência e o respeito mútuo.

Compreender como trabalhar em equipa é saber criar relações profissionais onde se possa falar livremente e pensar de forma mais criativa, sem receio de críticas ou da diferença de opiniões. Uma equipa mais inteligente e representativa de opiniões origina melhores resultados pessoais, profissionais e organizacionais.

 

6. Atitude positiva

A equipa deve desenvolver uma atitude positiva face aos desafios que vão surgindo no ambiente profissional. Saber como trabalhar em equipa é, também, compreender que um bom ambiente de trabalho permite estimular a criatividade, o empenho e a satisfação de todos os membros da equipa – mesmo em situações adversas.

A equipa não deve direccionar as suas atitudes para os problemas, deve focar-se em soluções para criar oportunidades de inovação e sucesso profissional.

 

7. Assumir um compromisso comum

Todos os membros da equipa devem estar focados num objectivo comum. A equipa deve estar totalmente envolvida e contribuir activamente para o crescimento da empresa e dos seus resultados.

Além de cumprirem as suas responsabilidades, os membros da equipa devem assumir uma atitude dinâmica e participativa, apresentar oportunidades de melhoria e desenvolver ações que desenvolvam os melhores resultados para a organização.

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