Sete em cada 10 profissionais de Vendas e Marketing procuram uma nova oportunidade de emprego. Saiba as funções mais procuradas (e o salário correspondente)
A Robert Walters, consultora de recrutamento especializado para postos intermédios e directivos a nível global, lançou uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021, onde identifica as principais tendências de emprego e de contratação para a área de Sales & Marketing.
Sete em cada 10 profissionais de vendas e marketing procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021, e 57% estão confiantes relativamente a oportunidades de emprego na sua área. Por outro lado, 30% esperam um aumento salarial em 2021.
Segundo a nossa pesquisa, 47% dos profissionais que trabalham nas áreas de sales & marketing são mulheres, e existe uma necessidade de talento reduzida no mercado – muitos profissionais disponíveis para um número inferior de ofertas. A média de permanência num posto de trabalho para estes profissionais é de 1.2 anos.
Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de vendas e marketing destacaram na sua maioria uma excelente remuneração e benefícios, terem autonomia no trabalho, e uma cultura corporativa e colegas que inspirem. Quanto aos estilos de trabalho preferidos por estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de 50% de trabalho remoto, maior foco no bem estar, e um melhor uso das tecnologias, aplicações e ferramentas.
Salários
De maneira geral, não se espera que os salários em funções de vendas e marketing aumentem muito em 2021 devido à pandemia. A principal mudança no pacote salarial será na parte variável.
No entanto, em alguns casos, perfis relacionados com E-commerce, marketing digital ou Business Intelligence, incluindo Digital Marketing Managers, E-commerce managers, head of Performance, CRM & Loyalty specialists, Online Sales managers e Product managers podem ter ligeiros aumentos de cerca de 10% sobre o pacote salarial global, e alcançar uma variável melhor, principalmente devido à sua elevada procura no mercado português.
Top tendências de contratação para sales & marketing em 2021
Top 3 profissionais mais procurados: Digital Marketing manager, E-commerce manager, IT Sales Account manager
Perfis de Marketing Digital, Business Intelligence e E-commerce será elevada em 2021 para apoiar a transformação digital dos negócios. Assim, haverá oportunidades profissionais para Digital Marketing Managers, E-commerce Managers, Head of Performance, CRM & Loyalty Specialists, Online Sales Managers e Product Managers.
Sectores e funções tradicionais ainda vão desempenhar um papel importante em 2021 – os perfis de vendas técnicas nas indústrias de IT&Digital, para empresas orientadas tanto para software como para hardware, serão muito procurados.
Perfis de vendas tradicionais dentro de FMCG, Pharma, Healthcare & Biotech serão muito requisitados em 2021 para garantir um melhor desempenho de vendas na recuperação económica prevista.
Competências imprescindíveis em 2021 para perfis de sales & marketing
Em 2021, os departamentos de vendas e marketing estarão focados em conseguir os melhores profissionais para as suas equipas.
As competências técnicas mais procuradas serão aquelas relacionadas em primeiro lugar com marketing digital (desde SEO, SEM, Inbound Marketing, Programmatic, Data Analytics e Automation) e, em segundo lugar, com E-commerce (Performance, Content Creation e Number Crunching). Além disso, estes perfis devem ser criativos, com grandes capacidades de comunicação (oral e escrita) e atenção ao detalhe.
Já na área de vendas, o modelo de negócio ainda se baseia nas relações pessoais, pois o desempenho resulta do contacto pessoal e da confiança. Assim, excelentes habilidades de comunicação e negociação, bem como empatia e storytelling, são soft skills importantes para estas funções. Além disso, como temos um mercado mais competitivo, estes perfis devem ser resilientes, persistentes, dinâmicos e proativos.
Como atrair e manter o melhor talento de sales & marketing em 2021?
José Miguel Rosenbusch, Manager da divisão de Sales & Marketing na Robert Walters Portugal, comenta: «Ao procurar talento para digital, as empresas não devem limitar a sua pesquisa apenas ao mercado local, mas também verificar o conjunto de talento global, pois algumas funções podem ser realizados em qualquer parte do mundo. Às vezes, os melhores candidatos vivem noutro sítio. Estes perfis digitais procuram cada vez mais oportunidades de emprego que ofereçam modelos de trabalho flexíveis, além de oportunidades de formação, melhor uso de tecnologias e maior foco no bem-estar. Esses benefícios devem ser considerados seriamente para atrair e reter profissionais, especialmente se os salários não forem competitivos.»
«Em vendas, as empresas devem avaliar a capacidade de desempenho de um candidato durante o processo de entrevista antes de realizarem uma nova contratação. Para atrair e reter os melhores perfis de vendas, o elemento variável do pacote salarial deve ser melhor definido, e ter um valor mais elevado adaptado às metas. Outros benefícios valorizados pelos melhores perfis de vendas incluem carro da empresa, oportunidades de formação e oferta das melhores ferramentas digitais para simplificar o seu trabalho.»
Impacto da COVID-19 nas áreas de sales & marketing
A pandemia COVID-19 teve um grande impacto nos departamentos de vendas e marketing da maioria das empresas a vários níveis. Muitas organizações tiveram de repensar o seu modelo de negócios e tornar-se digitais.
Em alguns sectores, o foco principal foi parar toda a actividade de contratação e eliminar algumas funções tradicionais de marketing ou vendas. Noutros, foi uma oportunidade para lançar novas linhas ou unidades de negócio e transformar a empresa, para o qual era necessário novo talento.
Para as empresas com e-commerce, marketing online e plataformas digitais, a pandemia representou uma boa oportunidade de crescimento. Algumas empresas que não possuíam um canal online tiveram de avançar com uma plataforma de E-commerce, reforçar a sua equipa Digital e apostar no Marketing Digital para se manterem competitivas.
Por outro lado, as funções tradicionais de vendas e marketing tiveram de se adaptar a essas novas realidades e focar-se no digital tanto quanto possível.
Finalmente, sectores como turismo e hotelaria, restaurantes e retalho tradicional foram impactados negativamente pela pandemia, uma vez que os seus modelos de negócio não podem ser totalmente digitais.