Shared Services Centres: há uma função cuja salário pode ultrapassar os 11 mil euros mês
O estudo anual da Michael Page sobre sobre as principais tendências do mercado de trabalho para o próximo ano revela que o paradigma dos Shared Services Centres (SSC) tem evoluído devido ao sucesso dos actuais players, que assumem maiores responsabilidades técnicas e estratégicas.
As equipas de SSCs estão a tornar-se fundamentais nas empresas, contribuindo para a transformação e automação de processos em larga escala. A confiança nos SSCs cresceu, resultando numa ampliação de scopes e um aumento no interesse de investidores internacionais.
Há uma forte procura por profissionais especializados, valorizando-se a formação académica, experiência internacional e conhecimento de idiomas, o que levou a grandes projectos de recrutamento. As empresas estão a mudar as suas abordagens de emprego para se focarem mais no propósito e na personalização, além de investir em trabalho remoto.
No entanto, enfrentam desafios na atracção e retenção de talentos, com salários em alta, especialmente em funções com competências linguísticas. Com a maturidade dos centros existentes, que oferecem serviços de qualidade e um bom retorno sobre o investimento, prevê-se aumentar o número de processos e ampliar o scope dos actuais. Os Shared Services Centres históricos estão a criar departamentos estratégicos, enquanto novos players implementam Centros de Excelência com alta responsabilidade.
Observa-se um aumento na remuneração das funções, com destaque para o manager (head of SSC / head of GBS) pode atingir os 160 mil euros, Accounts Payable manager até 65 mil euros, Purchase-to-Pay Team leader até cerca de 45 mil euros, enquanto um especialista Purchase-to-Pay pode auferir cerca de 31 mil euros.