Siemens e Corações com Coroa vão atribuir de bolsas de estudo a mulheres nas áreas de STEM
A Siemens uniu-se à associação Corações com Coroa para apoiar jovens estudantes do género feminino nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM na sigla inglesa).
As duas entidades assinaram um protocolo que prevê o financiamento, pela Siemens, de bolsas de estudo para quatro jovens ao longo dos próximos três anos. Estas bolsas são destinadas a mulheres residentes em Portugal, e que se encontrem a ingressar ou frequentar um curso superior, de três anos ou mais, num estabelecimento de ensino público, nas áreas de computação, engenharia de sistemas, engenharia informática e/ou gestão industrial e que permita que as mesmas continuem a perseguir o objectivo de tirar uma formação superior.
As áreas STEM são um foco da Siemens a nível mundial, mas assumem especial relevância em Portugal, onde a empresa tem localizado o seu centro global de tecnologias de informação, o Portugal Tech Hub, que conta atualmente com uma equipa de cerca de 1600 especialistas.
A atribuição das bolsas será feita pela Corações com Coroa, que desde 2013 tem em curso o programa “Bolsas de Estudo CCC”, que visa incentivar jovens raparigas, com aproveitamento e resultados escolares positivos, que se encontrem em situação de vulnerabilidade, discriminação e/ou em risco de integração.
Além das bolsas de estudo em causa, as quatro estudantes terão ao seu dispor o acompanhamento de um mentor da Siemens, que as ajudará durante todo o percurso escolar, assim como a oportunidade de realizar estágios e de participar em eventos organizados pela empresa. Com esta acção, a empresa visa promover e impulsionar o acesso de mulheres à educação na área da tecnologia, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, justa e sustentável.