Siemens implementa campus sustentável em Alfragide

O “Sustainable & Smart Campus” da Siemens Portugal, implementado na sua sede em Alfragide, materializa os compromissos da empresa tecnológica com a sustentabilidade e com a premissa de criar tecnologia com propósito.

 

Neste campus é possível acompanhar, em tempo real, a concretização de um objectivo mundial da Siemens, o da neutralidade carbónica até 2030, tornando tangíveis e mensuráveis os compromissos firmados. Os resultados já indicam uma redução das emissões de CO2 em 60% e dos consumos energéticos em 20% no campus de Alfragide.

O projecto, considerado «um laboratório vivo no qual os clientes e parceiros da empresa podem experienciar as soluções da Siemens a operar e a interagir», está estruturado em quatro pilares – Sustentabilidade energética, Experiência do utilizador, Protecção do meio-ambiente e Segurança e conforto – e inclui, por exemplo, um sistema inteligente de controlo da microrrede que integra e otimiza a produção de energia da central fotovoltaica; a ligação à rede eléctrica nacional; a gestão dos vários edifícios; o sistema de armazenamento de energia; o sistema de segurança integrado, bem como a infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos, disponível no campus para todos os colaboradores e visitantes.

Para além disso, 100% da energia consumida em todas as instalações da Siemens Portugal tem origem em fontes renováveis e está em curso a electrificação da frota automóvel da empresa (actualmente, cerca de 40% dos automóveis já são eléctricos ou plug-in).

Noutra vertente, a sede da Siemens conta ainda com 10.000m2 de espaços verdes, com 50 espécies de árvores e arbustos, assim como com uma horta biológica, mantida por colaboradores-voluntários, que já permitiu doar à Refood mais de 500 kg de legumes e fruta.

«A Siemens tem as tecnologias necessárias para tornar as empresas e as economias mais produtivas, eficientes, flexíveis, sustentáveis e resilientes. Então por que não aplicá-las às suas próprias instalações? Sem tecnologia não há sustentabilidade, por isso o ecossistema tecnológico que implementado no Campus é um orgulho e pode ser adaptado a outras empresas, independentemente do sector onde operam – indústria, infraestruturas, energia, mobilidade ou saúde», afirma Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal.

Para reforçar a sua posição enquanto empresa tecnológica e sustentável, a Siemens vai apostar na comunicação digital para divulgar o Sustainable & Smart Campus, recorrendo maioritariamente à promoção em redes sociais, como o LinkedIn, Facebook e Instagram.

Ao apostar nestes formatos de proximidade digital, e com uma linguagem adaptada a cada canal, a Siemens pretende não só reforçar as mensagens junto do público interno, mas também alcançar clientes e parceiros, actores dos diferentes mercados em que opera e aproximar-se de possíveis futuros colaboradores.

Ler Mais