I Have The Power: Desafios e tendências de comunicação interna

Comunicar de forma eficaz no interior das organizações é um dos temas abordados nas diversas formações e serviços prestados pela I Have The Power desde 2003.

 

A Comunicação Interna é cada vez mais importante nas organizações, principalmente numa altura em que as equipas já nem sempre trabalham juntas no mesmo espaço, ao mesmo tempo que se acumulam factores externos que influenciam a vida das pessoas fora do trabalho. Adelino Cunha, CEO da I Have The Power, explica à Human Resources Portugal como as empresas podem comunicar de uma forma mais eficaz com os seus colaboradores e quais são os grandes desafios.

Para a I Have The Power, quais são, actualmente, os grandes desafios da comunicação interna?
Para a nossa equipa de consultores, e dado que estamos a abrir operações em vários mercados internacionais, importa manter a equipa a par de todas as alterações e da evolução do processo para manter todos alinhados.
Dado que temos sete academias que abordam diferentes públicos, semanalmente temos eventos internos de partilha do que se vai fazendo, das novas iniciativas e de esclarecimento do que é necessário para maximizar o desempenho das pessoas junto dos nossos clientes.

 

De que forma a persistência de eventos externos que pressionam a estabilidade das famílias (guerra, inflação) está a obrigar as empresas a reforçarem e moldarem a sua comunicação interna?
A instabilidade financeira das famílias e dos relacionamentos, e a falta de uma boa liderança no País e nas empresas, geram sensações de impotência e aumentam os níveis de ansiedade e depressão, pelo que as empresas devem desenvolver novas estratégias para que a saúde mental dos colaboradores passe a ser uma prioridade.

 

Que tipo de ferramentas, formação e serviços oferece a I Have The Power aos seus clientes?
Temos muitas possibilidades distribuídas por três eixos:
-O eixo da Formação: temos ofertas diversificadas em Liderança, Vendas, Coaching, PNL (programação neurolinguística), workshops temáticos, palestras motivacionais e cursos tailor made especificamente construídos para ajudar a melhorar as soft skills dos nossos clientes;
-O eixo do Acompanhamento: temos serviços de Coaching e Mentoring individual e de equipas;
-O eixo das Ferramentas: produzimos conteúdos em audiobooks, livros, cursos em vídeo, etc.

 

De que forma o feedback dos colaboradores deve ser recolhido, medido e utilizado como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão numa empresa?
Programas de feedback interno devem existir, devem ser acompanhados e deve ser dado aos colaboradores feedback das suas sugestões, sendo um instrumento que permita à gestão “ter olhos para o mercado” através dos olhos de cada colaborador. Além disso, esta possibilidade fortalece o sentido de pertença pois faz os colaboradores serem co-criadores da empresa que estão a construir.

 

Quais as tendências de futuro para a área de comunicação interna?
Claramente a aposta na tecnologia para fazer com que a informação esteja disponível 24h por dia, incorporando nos sistemas de comunicação interna o acesso às bases de dados de conhecimento das boas práticas da empresa e/ou do mercado, potenciando assim a poupança de tempo e dinheiro para a melhoria dos processos.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Comunicação Interna” na edição de Setembro (n.º 153) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais