Siemens incentiva empreendedorismo jovem
O “Global National Challenge” tem por objectivo seleccionar jovens representantes nacionais do “Global Enterprise Project (GEP)” no European Challenge, que se realizará nos dias 24 a 26 de Maio em Torino, Itália.
A participação da Siemens, que envolveu a deslocação de 20 colaboradores voluntários a escolas, a fim de apresentarem um “case-study” sobre a Qualidade de Vida nas Grandes Cidades e de serem mentores de alunos que estão a criar e a gerir a uma mini-empresa, está alinhada com o compromisso da empresa de potenciar a inovação e a qualidade do tecido empresarial nacional, assim como a empregabilidade dos recursos humanos portugueses.
De realçar que a Siemens dá mais de 900 horas por ano para projectos de voluntariado aos seus colaboradores.
Com mais esta iniciativa, a Siemens continua a investir na engenharia portuguesa e a fomentar o empreendedorismo jovem. Para a empresa é imperativo o investimento na profissionalização de recursos em sectores chave para o desenvolvimento nacional.
De realçar que, a Siemens assinou no início deste ano, com o Estado português, o protocolo de entendimento “Engenharia Made In Portugal”. Este protocolo tem o objectivo desenvolver a engenharia nacional e os futuros engenheiros portugueses de modo a poderem responder à escassez de serviços qualificados nesta área, situação que se verifica, por exemplo, na Europa.
No âmbito deste acordo estão a ser disponibilizadas gratuitamente licenças de software a universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais, assim como hardware de automação e formação dos docentes para a utilização dos programas e equipamentos. Todo o continuum educativo será abrangido – nomeadamente o ensino básico, o secundário, o dual, superior e técnico-profissional – com um conjunto alargado de iniciativas onde se incluem estágios profissionais na Alemanha.
A principal finalidade desta associação ao “Global Enterprise Project” é dar continuidade ao posicionamento da Siemens no que respeita à criação de medidas que impulsionem e apoiem a criação de novas empresas e de novos postos de trabalho, dotando o tecido empresarial português de quadros qualificados. Pretende-se trabalhar no sentido de promover uma maior consciencialização dos jovens sobre empreendedorismo, globalização e skills necessários para alcançar o sucesso numa economia cada vez mais global e competitiva. Com o objectivo de chegar a 40 mil estudantes ao longo de 3 anos, o GEP dará a oportunidade a estes jovens de constituírem uma mini-empresa, desenharem a respectiva estratégia de negócio e aplicarem os seus conhecimentos.