SIMPLEX 2025: Pode enviar as suas propostas até ao fim de Janeiro
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), em conjunto com o Governo, encontra-se a promover o SIMPLEX 2025, uma edição que pretende identificar e resolver as principais dificuldades de cidadãos e empresas na sua relação com o Estado e com os serviços públicos. Assim, até 30 de Janeiro de 2025, todos os cidadãos têm a oportunidade de enviar as suas propostas através do participa.gov.
Esta nova edição amplifica os canais de participação, convidando cidadãos e empresas a se envolverem para propor soluções que tornarão os serviços públicos «mais próximos e adaptados às reais necessidades da população».
Com este desígnio, até 30 de Janeiro, todos os cidadãos nacionais maiores de idade, bem como cidadãos estrangeiros que residam legalmente em Portugal, têm a oportunidade de enviar as suas propostas.
Após a fase de submissão, as propostas que respeitem os critérios estabelecidos serão avaliadas por uma comissão composta por representantes da AMA e das entidades responsáveis pela possível implementação das iniciativas. As ideias aprovadas serão então submetidas a votação, permitindo que todos os cidadãos expressem a sua opinião sobre as propostas que considerem mais relevantes. Por forma a garantir a transparência e a equidade, a votação será realizada através de autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.
O SIMPLEX, lançado em 2006, é um programa dedicado à simplificação e desburocratização administrativa e legislativa, com o objectivo de tornar mais fácil a interacção entre cidadãos, empresas e a Administração Pública. A iniciativa abrange várias áreas de intervenção do Estado, que assumem o compromisso de implementar medidas para a modernização e simplificação dos serviços públicos.
«O SIMPLEX tem sido fundamental na simplificação da Administração Pública, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes. Com o SIMPLEX 2025 damos um passo importante ao integrar novas tecnologias, tornando o processo mais ágil e ampliando os canais de participação, garantindo um serviço público ainda mais próximo e eficiente para todos», destaca a presidente da AMA, Sofia Mota.