Sindicatos querem esclarecimentos do Governo sobre rescisões

Governo discute subsídios na Função Pública com sindicatosUm calendário para discutir o processo de redução de efectivos na Função Pública é uma das exigências.

Os sindicatos e o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, vão reunir-se esta manhã para discutir a proposta de lei que pretende regular os subsídios de férias e Natal para 2013, numa altura em que os sindicatos pretendem estabelecer um calendário para discutir o processo de rescisões amigáveis anunciado na semana passada pelo primeiro-ministro.

Segundo a agência Lusa, o secretário de Estado irá reunir-se durante a manhã e início de tarde de hoje com a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP), a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE). Na ordem de trabalhos está a discussão da proposta de lei relativa ao regime de atribuição dos subsídios de férias e de Natal na Função Pública.

Contudo, citada pelo Dinheiro Vivo, Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, pretende aproveitar a reunião para exigir um calendário «exequível» ao secretário de Estado para a discussão das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no final da passada sexta-feira.

O objectivo do Governo é o de conseguir a redução de 30.000 profissionais da Função Pública através de um programa de rescisões amigáveis que, segundo informações veiculadas nos últimos dias, deverá ter lugar entre Setembro e Novembro deste ano.