SkillsUP vai reconverter profissionais para a área das TIC

A associação portuguesa para o desenvolvimento das comunicações (APDC), em parceria com o Governo, os Institutos Politécnicos e o Instituto de Emprego (IEFP), está a preparar o lançamento do Programa SkillsUP, uma iniciativa de âmbito nacional destinada ao reforço de competências e ao aumento da oferta de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

 

O Programa SkillsUP centra-se na reconversão de recursos humanos com especialização intermédia ou superior para profissionais TIC, por via de uma formação intensiva e de uma integração em contexto de empresa.

Com este projecto, pretende-se dar resposta ao problema da falta de talento com que se defrontam as empresas nacionais nos seus processos de transformação para o digital e, em paralelo, requalificar e formar pessoas em áreas de trabalho do futuro, garantindo-lhes empregabilidade.
 
Neste contexto, será realizado um inquérito para determinar quais as necessidades de talento qualificado das empresas, do qual resultará um estudo sobre as necessidades de procura e as competências actuais, definindo-se um plano de acção concreto de formação. A meta é formar pelo menos três mil profissionais por ano, com programas intensivos de seis meses, seguido de um período on-the-job de três meses.

As empresas que se juntarem ao Programa poderão facultar a informação inicial, a obter através de inquérito, sobre as suas necessidades de competências TIC para os próximos três anos;  participar em colaboração com os profissionais do IEFP, no desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos adequados, ou através de programas de formação que permitirão a disseminação do programa; acolher os formandos para a formação em contexto de ambiente de trabalho; e ainda subscrever um programa de recrutamento, com benefícios à criação líquida de emprego qualificado, que incluirá um nível de remuneração mínima.

Pode preencher aqui o Questionário_SkillsUP.xlsx, e enviar até amanhã, dia 28 Fevereiro, para o email geral@apdc.pt. Em caso de dúvida poderá contactar o 213 129 674.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...