Sobe confiança das empresas portuguesas

De acordo com o Índice de Confiança Empresarial da Regus (Regus Business Confidence Index), os níveis de confiança das empresas portuguesas atinge os 80%. Ou seja, face ao último índice, registado entre março e setembro de 2011, o índice aumentou dois pontos.

Outro indicador de otimismo, registado pelo índice, é o aumento do crescimento das receitas das empresas, que se situam agora nos 31% em comparação com os 23% verificados há seis meses. As empresas que declararam um crescimento dos lucros (18%) também aumentaram 5%.

Conscientes da necessidade de contenção de custos para atingir um crescimento sustentável, as empresas apresentam o recurso a serviços empresariais com pagamento mediante utilização, uma cadeia de fornecimento mais curta, introdução de espaço de trabalho mais flexível e uma utilização crescente de aplicações de TI em nuvem como as medidas de redução de custos mais eficazes para os próximos meses.

“Verifica-se, em particular, em Portugal uma percentagem significativa de empresas que apontam o pagamento de espaços de escritórios desnecessários como um dos principais custos suportados ao longo da recessão económica, juntamente com as conhecidas restrições de capital e da concessão de empréstimos dos bancos. Com soluções já disponíveis no mercado para espaços de trabalho flexíveis, o aumento do número de empresas que desfrutarão de acordos mais rápidos e escaláveis será inevitável nos próximos.