Solidão afecta mais de 550 mil idosos em Portugal. Airbnb e Associação Reformers querem mudar isso

A Airbnb e a Associação Reformers lançaram um projecto-piloto que visa proporcionar companhia e apoio aos seus anfitriões seniores. O objectivo é sensibilizar e combater a solidão entre a população sénior portuguesa.

A Associação Reformers, organização que visa aumentar o envolvimento cívico e social entre diferentes segmentos da sociedade, trabalha com crianças, jovens e seniores que estão em risco de exclusão social ou isolamento. A solidão é um problema social generalizado, que afecta particularmente os cidadãos seniores e, em Portugal, mais de 550 mil idosos vivem sozinhos.

Neste primeiro projecto-piloto, um cidadão português com mais de 65 anos e membro da Associação Reformers irá listar um quarto da sua própria casa na plataforma e iniciar a sua jornada como anfitrião, apoiado por três mentores da associação e dois líderes da comunidade Airbnb.

Os resultados serão monitorizados e avaliados por todos os participantes no final do ano para tirar conclusões sobre como a partilha de casa pode ajudar os seniores a melhorar a sua qualidade de vida, e potencialmente fazer crescer o programa com mais anfitriões seniores.

«Este projecto-piloto é um passo em frente nos esforços da Airbnb para criar uma mudança social positiva. Ao abordar a solidão entre os cidadãos seniores, esperamos promover um sentido de comunidade e apoio para aqueles que mais precisam. Estamos orgulhosos da parceria com a Associação Reformers para dar vida a esta visão», refere Sara Rodríguez, directora de Políticas Públicas e Campanhas da Airbnb Marketing Services SL.

Joana Moreira, presidente da Associação Reformers, acrescenta: «A solidão é uma crise oculta que afecta a nossa população sénior. A nossa parceria com a Airbnb é um passo crucial para proporcionar companhia e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos seniores em Portugal. Esta iniciativa é um farol de esperança para muitos e mostra o potencial de soluções inovadoras para problemas sociais.»

Seniores em Portugal destacam-se como anfitriões na Airbnb

Os millennials estão longe de ser os únicos membros da comunidade Airbnb. Os seniores não só estão a abrir as suas portas aos hóspedes, como também se estão a destacar como alguns dos anfitriões mais queridos. Mais de 20% dos favoritos dos hóspedes em Portugal são alojados por adultos com mais de 60 anos.

A colaboração entre a Airbnb e a Associação Reformers sublinha o compromisso conjunto de abordar questões sociais e criar uma sociedade mais inclusiva e conectada. Para além dos benefícios económicos, o alojamento em si oferece um meio de conexão para os seniores, dando as boas-vindas aos visitantes da sua comunidade e partilhando as suas paixões e histórias pessoais com os seus hóspedes.

Para saber mais sobre ser anfitrião, visite: airbnb.pt/host

Ler Mais