Sonae

Comunicação Interna

A Comunicação Interna da Sonae tem como missão a definição da estratégia e ferramentas de comunicação que permitam promover os valores e cultura da empresa e reforçar o sentimento de pertença dos colaboradores à Sonae. Foca-se na divulgação de quatro eixos fundamentais – estratégia e resultados, pessoas, cultura e promoção do networking – em articulação com as diferentes equipas e áreas de negócio, de forma a assegurar que os aspectos culturais e de negócio estão alinhados e são percepcionados de forma clara em toda a organização.

O principal desafio passa por conseguir fazer chegar a comunicação a todas as geografias onde a Sonae se encontra. A diversidade cultural leva a adaptar a comunicação a vários idiomas e realidades. Tendo, por isso, sido desenvolvida uma comunicação mais integrada, mais dirigida, mais internacional, mais partilhada e colaborativa.

Na Sonae promove-se um conjunto de projectos e iniciativas de envolvimento dos colaboradores, como é o caso do Sonae ActivShare – programa de voluntariado da Sonae que conjuga a responsabilidade social com o team building -, iniciativas internas de estímulo à inovação e o projecto de melhoria contínua que designamos Sonae Improving Our Work – movimento de transformação organizacional e cultural na Sonae.

 

Qual a empresa em que gostaria de trabalhar

Na Sonae trabalha-se para uma cultura de engagement que se prende com o nível de compromisso intelectual e emocional do colaborador com a empresa. Acredita-se que engagement traduz o quanto se gosta, se quer estar e se contribui efectivamente para os resultados.

Este é um mindset instalado de forma transversal em todas as práticas e políticas que a empresa leva a cabo, pois acredita que os colaboradores são a chave para o sucesso nos mercados e sectores onde marca presença. De destacar neste âmbito as práticas de comunicação e o “À Nossa Maneira”, documento institucional onde foi redigido e formalizado junto dos colaboradores os valores, a forma como trabalha, a forma pela qual se rege a conduta das equipas e das chefias. De destacar ainda as práticas de gestão da performance assentes em vectores de meritocracia, participação e pluralidade, bem como práticas no âmbito de gestão de carreiras e desenvolvimento, onde celebra a importância da mobilidade e crescimento dos colaboradores, proporcionando-lhes ferramentas de desenvolvimento profissional que a sustentam.

Acredita que a maior responsabilidade no que toca à promoção do engagement está nos líderes. Encaram-no como uma responsabilidade prioritária, genuinamente incorporada nas atribuições do dia-a-dia, focando-se na partilha e na comunicação de uma visão de futuro às equipas, trabalhando numa base de cooperação, envolvimento, escuta, equidade e transparência, reconhecendo que a consecução dos objetivos e resultados está dependente da atuação, esforço, dedicação e compromisso de todos. De modo a desenvolver de forma sustentada este mindset, a empresa desenhou a Sonae Management & Leadership Academy, composta por uma estrutura segmentada de conteúdos e programas dedicados ao desenvolvimento das lideranças.

 

Igualdade de Género

A Sonae entende que a presença equilibrada de mulheres e homens em lugares de liderança é um factor importante para o equilibro das organizações, pelo que lhe dedica especial atenção.

Neste sentido, e visando materializar esta preocupação, subscreveu em 2012, no âmbito da European Round Table of Industrialists  (ERT), a Women Initiative, estabelecendo, num horizonte 2020, targets voluntários facilitadores da promoção de maior diversidade de género não só para posições em órgãos de gestão e decisão, como também para posições de senior e middle-management. Mais recentemente, reforçando esta preocupação, comprometeu-se com o Governo de Portugal no desenvolvimento interno de quadros do género sub-representado, por forma a que possa manter, no futuro, o nível de representação no conselho de administração acima de 30%, tal como já acontece actualmente.

Adicionalmente, criou um grupo de trabalho dedicado exclusivamente ao estudo, definição de estratégia, intervenção e acompanhamento do género feminino ao longo dos vários níveis de liderança. Esta iniciativa veio reforçar a preocupação e investimento no desenvolvimento de talentos femininos, através de uma abordagem integrada promotora da sustentabilidade no que toca ao equilíbrio de géneros.

É uma firme convicção que este equilíbrio seja resultado do mérito, sendo nesse sentido angular a promoção de políticas activas de desenvolvimento de mulheres líderes que permitam alcançar esse objectivo. É isso que temos feito na Sonae.

 

Gestão de Talento

Na Sonae existe aquilo a que se chama um Talent Mindset. Na verdade, a empresa acredita que a existência de Talento é crítica para o desenvolvimento dos negócios, quer hoje, como no futuro. Assim, desde o momento da atracção, até ao desenvolvimento e retenção, que se preocupa em ter os melhores!

Esta preocupação não tem lugar somente nas equipas de Gestão de Talento e Recursos Humanos, mas também nas agendas das lideranças, nos seus vários níveis. Distinguindo-se nesta matéria por ser esta a postura face ao tema e porque o faz através de uma política integrada de gestão de talento.

Anualmente há um foco especial na definição do conjunto de competências críticas à concretização da  estratégia, quer no curto, como no médio e longo-prazo. Nesse alinhamento, identifica-se qual o Talento necessário, e sabe-se onde e como o captar. Sabe-se desenvolver internamente a oferta de Talento para suprir necessidades futuras dos  negócios. Sabe-se recompensar os melhores e trabalhar para os comprometer com os objectivos da organização.

Paralelamente, conta com o inestimável envolvimento do nosso top management na concepção e implementação destas práticas e políticas, sendo o tema Talento alvo de uma percentagem significativa da sua dedicação. Exemplos disso são os Talent Review Forums, promovidos e liderados pelos CEOs da organização.

Finalmente, nenhum programa sobrevive se o próprio colaborador não se assumir como corresponsável no seu processo de desenvolvimento. Cabe ao colaborador construir o seu percurso dentro da organização e ser proactivo na exposição a situações que promovam o seu crescimento.

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