Startups portuguesas na fase final do METRO Accelerator

Duas startups portuguesas – a Sensei e a Sensefinity – foram apuradas para a fase final da terceira edição do programa internacional METRO Accelerator. Participantes de sete países irão demonstrar as novas aplicações digitais para retalho e wholesale.

O Programa METRO Accelerator for Retail powered by Techstars deste ano vai entrou na sua primeira etapa. Nos próximos três meses, as startups participantes de todo o mundo irão trabalhar em soluções promissoras para o retalho, como por exemplo, robots de entrega, novas tecnologias de navegação, sensores inteligentes, ferramentas digitais para evitar o desperdício de alimentos ou uma ligação mais “amiga do cliente” entre lojas offline e online. O programa internacional refinou propositadamente as soluções digitais para comerciantes e retalhistas independentes (B2B2C) – um grupo chave de clientes METRO.

Entre as startups apuradas encontram-se duas portuguesas, a Sensei e a Sensefinity. No total, trata-se de startups de sete países diferentes que conseguiram entrar no programa METRO Accelerator for Retail powered by Techstars deste ano:

– Sensei: Captura e análise de informação de retalho offline com a ajuda de dados de imagem existentes.

– Sensefinity: Sensores inteligentes apoiados na Cloud, para monitorizar dados de produto e logística em toda a cadeia de fornecimento.

– Mio Mobile: Robot de entrega e tecnologia de navegação para uma distribuição e entrega autónoma no espaço público.

– Oriient: Solução de navegação interna de alta tecnologia, controlada pelo campo magnético da Terra e indicada para implementação direta independentemente da infraestrutura.

– Whole Surplus: Solução B2B para o desperdício de alimentos para uma distribuição otimizada e justa no que se refere ao excesso de alimentos no setor do retalho.

– Epinium: Avaliação em tempo real do preço dos produtos e avaliações para retalhistas offline e online, assim como fabricantes.

– IamBot: Identificação de produto num chat de fotografias com links diretos para opções múltiplas de compras.

– JustSnap: Gamificação de campanhas de descontos via análise direta de recibos.

– Kptn Cook: Receitas para a comunidade foodie com link direto para o retalhista.

Andreas Wuerfel, director Global Innovation Community METRO, sublinha que «estas startups promissoras oferecem precisamente as soluções que traders e retalhistas offline necessitam para crescer também no mundo digital e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes. A rápida e progressiva digitalização do Retalho – incluindo pequenos e independentes traders – é um tema chave para os mercados em todo o mundo», faz notar, concluindo: «Com o nosso programa Accelerator, dirigimo-nos a esta questão no momento certo: algumas centenas de startups, de 24 países, em todo o mundo candidatam-se ao nosso programa. A METRO, a Real e a Techstars são vistas como especialistas e parceiras interessantes para startups.»

Durante três meses, as equipas irão receber o apoio intensivo de cerca de 100 mentores – todos especialistas de retalho reconhecidos, bem como da METRO, da Real e da Techstars – de forma a escalar o seu modelo de negócio, assim como a obter até 120 mil euros em financiamento. A 5 de Setembro, as equipas vão apresentar os seus resultados a investidores internacionais.

O programa Retail Accelerator irá continuar a alternar com o programa Hospitality Accelerator que já se realiza com sucesso há dois anos consecutivos. Até sexta-feira, dia 30 de Junho de 2017, as startups que oferecem soluções digitais para o sector da hotelaria podem candidatar-se à terceira ronda do METRO Accelerator for Hospitality powered by Techstars em www.metroaccelerator.com.

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