Sugestões de leitura para este fim de semana. Aproveite e leia um livro
Em mais um fim de semana, o Grupo Almedina partilha novas sugestões de leitura.
Homens representativos, de Ralph Waldo Emerson
Publicado pela primeira vez em 1850, as sete palestras que compõem este livro glorificam figuras históricas que encarnam os princípios e as aspirações da então ainda jovem república americana. Um primeiro ensaio discute o papel desempenhado pelos grandes homens na sociedade.
Os restantes seis exaltam as virtudes de seis homens considerados por Emerson como paradigmáticos: Platão, o filósofo ; Swedenborg , o místico ; Montaigne, o cético ; Shakespeare, o poeta ; Napoleão, o homem do mundo ; e Goethe, o escritor. Com estas reflexões, Emerson avança a hipótese romântica da existência de um espírito geral que se expressa com especial intensidade através de certos indivíduos.
Quando o coração ordena, de Sérgio Luís de Carvalho
A obra mostra episódios da História de Portugal em que a emoção se sobrepôs à razão. Sérgio Luís de Carvalho volta a fazer história da História de Portugal, através do fulgor e fascínio que nos inspiram os episódios aqui tratados.
Como os amores de Dona Teresa por um conde galego contribuíram para a independência de Portugal, o desgosto de D. João III contribuiu para a instauração da Inquisição ou a violência doméstica de D . Pedro IV contribuiu para uma Guerra Civil, são alguns dos episódios aqui relatados
As dificuldades do socialismo, de John Stuart-Mill
Os escritos que constituem este volume enquadram-se na filosofia política e, tendo todos eles o tema da liberdade, complementam de um modo muito substancial o livro que Mill dedicou ao tema. São escritos pouco conhecidos, estudando-os, descobre-se em Mill uma forma de liberalismo que, ao invés do que sobre a Liberdade possa eventualmente fazer esperar está longe da posição extrema dos libertários.