Tabaqueira duplicou o número de postos de trabalho para 1500. E bate recorde de exportação

O ano passado, a Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal, voltou a gerar novos postos de trabalho, empregando praticamente 1500 trabalhadores, o dobro do número observado em 2017.

 

Os departamentos e funções globais da PMI em Portugal, que prestam serviços a outras regiões e mercados do grupo, empregam já 378 profissionais, a maioria altamente qualificados, que representam 26% do total de trabalhadores da Tabaqueira.

Desde 2019, o número de trabalhadores destes centros operacionais – que, entre outras áreas, desenvolvem aplicações de software para toda a cadeia de valor da PMI – regista um crescimento acumulado de 311%.

Ainda em 2023, a empresa exportou produtos e serviços no montante total de 823 milhões, superando, pela primeira vez na sua história, a marca dos 800 milhões de euros.

Para Marcelo Nico, director-geral da Tabaqueira, «a superação da marca dos 800 milhões de euros em vendas ao exterior é um sinal muito importante para a economia nacional, mas também para as empresas de base industrial. Portugal é um mercado crescentemente aberto ao exterior e ao comércio internacional de bens e serviços, pelo que deve continuar a olhar com atenção para a indústria como um motor da actividade económica e do emprego. O Grupo Tabaqueira tem demonstrado uma dinâmica de crescimento sustentável, crescendo consecutivamente no valor gerado pela sua atcividade, mas também no número de postos de trabalho, assim como nas compras a fornecedores e parceiros nacionais, numa cadeia de valor extensa que impacta mais de 44 mil pessoas.»

Ler Mais