Tabaqueira e Nova SBE unem-se para proporcionar formação executiva de 150 trabalhadores

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal, celebrou um protocolo com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) que se traduz num programa de formação executiva que abrange mais de centena e meia de trabalhadores, com vista ao desenvolvimento de novas competências e qualificações (upskilling), nomeadamente nas áreas comercial e de liderança.

 

Com uma duração aproximada de um ano, este programa assenta numa jornada programática que contempla novas abordagens de liderança e o aprofundamento de ferramentas e competências de vendas, que aplica uma metodologia combinada de sessões virtuais, presenciais, role plays, simulações, exercícios/business cases e abordagens criativas como “sales safaris”, num total de mais de 270 horas.

A média de idade dos trabalhadores da Tabaqueira que integram o programa de formação executivos ministrado pela Nova SBE, ronda os 39 anos: o participante mais novo tem 24 anos e o mais sénior 61 anos. Além disso, 57% dos formandos são homens e 43% mulheres, sendo que 55% possuem licenciatura, 19% mestrado e 26% o ensino secundário. A estes, acresce ainda um grupo de 20 gestores de equipas: 55% são mulheres e a média de idade ronda os 35 anos.

Desde 2017, o número de trabalhadores da companhia mais do que duplicou, são hoje aproximadamente 1500 pessoas a trabalhar na Tabaqueira, um dos principais grupos exportadores nacionais (em 2023, as vendas ao exterior, de bens e serviços de elevado valor acrescentado, valeram €823 milhões).