Talenter™: 20 anos ao serviço das pessoas

Em Agosto, a Talenter™ comemorou 20 anos de existência. Se, no início, o foco era a procura de candidatos e de novas oportunidades de emprego, hoje pretende ir mais longe, e ser um agente activo na reorientação e qualificação profissional.

 

Constituída em 1999, a Talenter™ é uma marca que associa um universo de empresas nacionais, especializadas em soluções globais de gestão de talentos. Acreditando que as pessoas e o seu talento são o grande factor diferenciador, capaz de promover vantagem competitiva nas organizações, assume como desafio identificar, desenvolver e reter esse talento. Neste âmbito, está vocacionados para dar apoio a empresas na gestão integral ou parcial daquele que consideram o seu activo mais importante: as pessoas. Em ano de comemoração de 20 anos de actividade do Grupo Talenter™, o seu administrador e director-geral César Santos, contou à Human Resources Portugal os principais desafios deste percurso, partilhando também prioridades e objectivos actuais.

 

O que motivou a criação da Talenter™? E que objectivos se propuseram atingir?
O desafio de criar uma empresa portuguesa com um projecto forte de dinamização do mercado de trabalho. Procurámos ser uma empresa estruturante no sector de Recursos Humanos, com um forte enfoque na humanização das relações laborais e na qualidade de serviço.

 

Em 1999, data em que a Talenter™ foi criada, quais eram os principais desafios do mercado?
Em duas palavras: credibilidade e precariedade. Algumas situações menos positivas na década de 90 levaram a
que, numa primeira fase, as empresas deste sector, principalmente as portuguesas, se confrontassem com um problema de credibilidade que era necessário ultrapassar. Por outro lado, no que diz respeito ao Trabalho Temporário, que representa cerca de 10% de todo o trabalho precário, onde constam os contratos a termo, temporários e recibos verde, sempre foi conotado como “todo” o trabalho precário.

 

Nesse cenário, quais foram as prioridades de actuação que assumiram?
Ser uma empresa com uma equipa qualificada e com competências humanas acima da média, com uma forte implantação nacional, daí praticamente todos os anos abrirmos mais que uma delegação. Outra prioridade, não menos importante, foi, desde logo, assumir uma postura ética irrepreensível.

 

Volvidas duas décadas, como evoluíram os desafios e as prioridades definidas para lhes dar respostas?
Se, há 20 anos, pretendíamos ser uma empresa que facilitasse e agilizasse a procura de candidatos e de novas oportunidades de emprego, hoje o desafio vai um pouco mais além, pretendemos ser um agente activo na reorientação profissional de trabalhadores e na qualificação de pessoas, em sectores que apresentam claro deficit de profissionais.

 

O que destaca nestes 20 anos da Talenter™?
A motivação e a capacidade de superação das pessoas que fazem parte deste projecto. A Talenter™ só existe hoje porque tem uma equipa com muitos anos de empresa e que sempre acreditaram que era possível construir um projecto credível, com as melhores práticas.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Setembro da Human Resources, nas bancas.

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Vai poder acompanhar os Jogos Olímpicos através do Twitter
Automonitor
Quer ir a Peniche ver o campeonato mundial de surf? A Hertz dá descontos