É assim que vão ser os CEO em 2050

Em 2050, as soft skills serão mais importantes do que as competências técnicas para os CEO. Esta é uma das conclusões do mais recente estudo do The Adecco Group. 

 

Com os Millennials (nascidos entre 1981 e 1994) e a Geração Z (1995 e 2012) a perfazerem cerca de 75% da força de trabalho global em três décadas, estima-se ainda que a experiência possa vir a superar a aprendizagem universitária, de acordo com o relatório intitulado “#CtheFuture”.

Dos cinco mil jovens inquiridos, 69% acreditam que as soft skills serão mais importantes do que as hard skills para futuros líderes, sendo a habilidade principal a capacidade de gerir com pessoas e equipas. Comunicação e criatividade são outras competências igualmente valorizadas por futuros líderes.

Por outro lado, a Geração Z considera que os actuais líderes não valorizam as habilidades sociais. Para os jovens, a gestão de pessoas e a liderança de equipas são aspectos nos quais os actuais CEO mais precisam de trabalhar, seguidos da comunicação, criatividade, pensamento critico e inteligência emocional.

Para os líderes do amanhã os CEO da Geração Z serão «fenomenais e hábeis comunicadores», lê-se. Cerca de metade (51%) acredita que, até 2050, os CEO não precisarão de diplomas universitários e 55% afirma que a aprendizagem e a experiência são a melhor maneira de desenvolver futuros líderes. Apenas 6% referem que as licenciaturas são a melhor maneira de preparar futuros líderes com as competências sociais necessárias para liderar.

Esta geração considera que o sistema educativo actual não está a preparar para a gestão de projectos, a tomada de decisão baseada em dados, nem para a negociação ou para a solução de problemas complexos. Também se sentem pouco preparados relativamente à consciencialização intercultural e intergeracional.

«Esta geração de CEO terá como prioridade melhorar as suas competências sociais ao invés de adquirir competências mais técnicas», apontam, sublinhando que, «valorizam a curiosidade, a agilidade de aprendizagem e a adaptabilidade».

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Vai poder acompanhar os Jogos Olímpicos através do Twitter
Automonitor
Fiat Professional lança novo Tipo Van