Employer Branding: A chave de ouro para a construção de uma equipa de alta performance

O Employer Branding veio para ficar e alterar as rotinas dos departamentos de Recursos Humanos das Empresas. A Factor H, empresa de recrutamento e selecção, formação e coaching, tem vindo a analisar e avaliar esta tendência e apresenta uma abordagem mista de marketing e Recursos Humanos para que as empresas possam alcançar os seus objectivos de recrutamento e gestão de pessoas.

 

O sector dos Recursos Humanos necessita de pensar em diversos factores que possam vir a transformar a empresa num local onde todos queiram permanecer, e para onde todos queiram ir trabalhar, para que ultrapassem mais facilmente os obstáculos que se deparam na área de gestão, atracção e contratação de novos talentos.

É um facto que, quanto melhor for a imagem da empresa, mais fácil será a contratação ou retenção de profissionais, uma vez que percebem que podem sair beneficiados ao estarem associados a uma empresa com boa reputação.

Assim surge o Employer Branding, uma estratégia de marketing e Recursos Humanos utilizada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho. É, sem dúvida, uma prática essencial e obrigatória para o recrutamento e selecção de profissionais. A prática desta estratégia traz algumas vantagens para a sua empresa:

  1. Alcançar uma percepção positiva
  2. Atrair e reter novos talentos
  3. Diminuir a rotatividade
  4. Melhorar o clima organizacional

Carla Ferreira, directora geral da Factor H salienta, «a construção de uma marca empregadora, é uma das melhores estratégias para atrair e reter profissionais qualificados, que por sua vez, trarão bons resultados à equipa. O nosso trabalho passa por superar as barreiras e dificuldades que encontramos na gestão de pessoas, e o Employer Branding facilita o nosso trabalho nesse aspecto, porque nos auxilia a encontrar e atrair o perfil de talentos que precisamos».

Para aplicar correctamente esta estratégia de marketing na sua empresa, pode e deve seguir as seguintes dicas:

  1. A linguagem da sua empresa deve ser única para todos e a mensagem que deseja passar para o seu público tem de ser definida desde o início.
  2. Fique atento ao ambiente de trabalho. Observe os talentos da sua empresa, ajude as pessoas a superarem-se.
  3. Todas as empresas são diferentes e todas elas sabem o que pode ou não encaixar, em termos de perfil, nas suas equipas. Definir o tipo de perfil desejado, facilitará a construção de equipas de sucesso.
  4. É importante definir atractivos (benefícios) para a sua equipa. Se quer os melhores talentos na sua empresa tem de perceber como se pode diferenciar do mercado. Um bom ponto de partida é ouvir a sua equipa e perceber as suas necessidades.
  5. Ter o marketing digital como aliado, ou seja, ter as suas redes sociais actualizadas e atractivas, partilhar o dia-a-dia da empresa por meio de vídeos e fotos, partilhar a sua cultura organizacional e divulgar testemunhos de colaboradores.
  6. Oferecer um bom ambiente de trabalho é uma forma de desenvolver a produtividade e gerar bem-estar nas pessoas.
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