Tecnologias da Informação nos processos de cobrança

De acordo com os boletins do Banco de Portugal deste ano, o crédito mal parado tem aumentado todos os meses. Esta realidade reflecte-se no desempenho dos departamentos de Cobrança e Recuperação.

Segundo o estudo “Utilização de Sistemas de Informação no Processo de Cobranças”, as tecnologias e os sistemas de informação podem contribuir para aumentar a eficiência e resultados nos processos de cobrança.

O estudo desenvolvido pela Safira, fornecedora de soluções tecnológicas e serviços de consultoria no mercado nacional e internacional, teve como objectivo encontrar novas formas de responder a este desafio.

“A área de Cobranças é um dos palcos onde temos trabalhado com resultados muito tangíveis, e onde acreditamos existirem muitas oportunidades de optimização – o estudo que acabámos de realizar constitui um importante testemunho desse facto. Pretendemos que este tipo de análise seja um trabalho continuado de monitorização da evolução das áreas de cobranças, sendo que já no final do primeiro trimestre de 2012 pretendemos actualizar a informação obtida, alargando a cobertura do survey a bastante mais empresas e sectores”, afirma Pedro Penedo, partner da Safira e responsável pelo estudo.

As principais conclusões apresentadas no estudo com as principais tendências e estratégias de futuro:

– Recuperação mais difícil: Diminuição visível do aumento esperado da percentagem de recuperação de dívida em menos de 180 dias

– Maior incerteza: 30% das organizações preferiram não partilhar previsões para os próximos 12 meses – Mais empresas prevêem investir em Tecnologias da Informação (TI) e abrandamento do investimento por empresa: Apesar de mais empresas terem nas suas previsões para os próximos 12 meses um aumento de investimento em TI, assiste-se a um abrandamento do investimento de cada empresa individualmente

– Evolução dos sistemas: 44% das organizações prevê investir na melhoria/evolução dos seus sistemas através de componentes à medida

– Preferência por componentes à medida; coexistência com processos manuais: 50 a 60% das organizações mantêm actividades críticas suportadas em componentes desenvolvidos à medida; os processos manuais ainda abarcam uma fatia significativa encontrando-se em cerca de 30% das organizações

– Impacto da utilização de tecnologia: Acções com grande suporte em tecnologia têm maior impacto na eficiência do processo de cobranças, por oposição a acções associadas ao aumento de recursos humanos

– Melhoria de segmentação: De todas as acções inquiridas, a melhoria da segmentação de incumpridores foi considerada a acção mais alinhada com a expectativa de retorno

– Contacto com incumpridores: As actividades relacionadas com o contacto com os incumpridores são as percepcionadas como tendo o maior potencial de impacto no processo de cobranças

– BPM e Analytics: Tecnologias provadas com elevado potencial de ganhos de eficiência de operação e particularmente relevantes na melhoria de processos e modelos de segmentação

Ler Mais